13.7.09

V. R. S. António - Noites da Moura Encantada 2009



Data: 16 a 19 de Julho
Hora: 18h00
Local: Cacela Velha, Vila Real de Santo António

Pode consultar o programa aqui

Todos os anos cerca de 50 mil pessoas passam por Cacela Velha, ao longo dos quatro dias do evento.

As cerca de 15 famílias que residem naquele local, são invadidas durante os quatro dias por muitos milhares de visitantes oriundos de todo o país e da vizinha Andaluzia, que se deslocam para matar saudades do Norte de África e da cultura árabe.

As “Noites da Moura Encantada” começaram por ser um projecto cultural dedicado à renovação de laços e tradições históricas, acabando por se transformar num acontecimento social de enormes proporções.

O evento revive o ambiente da época de ocupação árabe, através da realização de um mercado tradicional (Souk) no interior da Aldeia, com venda de artigos árabes e algarvios, um restaurante com gastronomia tradicional, espectáculos de folclore marroquino e dança do ventre.

As Noites da Moura Encantada revivem um tempo entre os séculos X a XIII, em que muçulmanos, cristãos e sefarditas co-existiam pacificamente na Península Ibérica.

A iniciativa pretende recriar a presença muçulmana na região, procurando assim valorizar e dinamizar o riquíssimo património histórico que tem vindo a ser revelado através de vários achados arqueológicos.

Todos os dias poderá assistir a diversas actividades que darão a conhecer um pouco melhor a riquíssima cultura marroquina, com a apresentação de pratos típicos de Marrocos, para que as pessoas possam provar diversas iguarias; artesanato típico, com a presença de artesãos de cerâmica, pinturas em madeira, confecção de molduras em gesso e demonstrações da extracção de azeite.

A partir das 18 h, diariamente, haverá animação de rua com diversas actividades: dança do ventre, caligrafia árabe, tatuagens de henna, fakir, domador de serpentes, e os famosos camelos… Às 21 h é encenada a típica boda marroquina. E a partir das 23h actuará um dj árabe.

As Noites da Moura Encantada terão início, no dia 16 de Julho, e contarão com animação musical do grupo Touareg acompanhado pelas bailarinas de dança do ventre.

Nos dias 17 e 19 de Julho, por volta das 22h, poderemos assistir ao grupo musical Mirsalah.

A não perder no dia 18 pelas 22H a mais um espectáculo musical proporcionado pelo grupo Touareg, seguido de um espectáculo com DJ de música árabe.

As Noites da Moura Encantada vão proporcionar, aos seus visitantes, mais uma vez, momentos de pura diversão, fantasia, descontracção e prazer. E acima de todo levar-nos-ão ao coração de Marrocos.

0 comentários: