16.7.09

Lagos/Lagoa/Portimão - Jogos FISEC - Jogos Internacionais do Desporto Escolar 2009




Jogos FISEC - Jogos Internacionais do Desporto Escolar

Data: 18 a 22 de Julho de 2009

É já no próximo dia 18 deste mês que decorre, no Auditório Municipal de Lagos, a Cerimónia de Abertura da 61ª edição dos Jogos FISEC – Jogos Internacionais do Desporto Escolar, a ter lugar a partir das 21h00.

O tema dos Jogos será “Desporto Escolar é Diversidade” e foi decidido com base na diversidade de culturas, de interesses e de línguas que irão estar presentes neste evento que terá lugar em três concelhos do Algarve.

No Concelho de Lagos as competições terão lugar entre 18 e 22 de Julho, e serão disputadas nas modalidades de Atletismo (na Pista Municipal de Lagos) e Natação (nas Piscinas Municipais). As provas das duas modalidades decorrerão nos dias 19 a 22, da parte da manhã. Nos dias 19 e 20 ainda decorrerão provas de Natação, da parte da tarde.

Para além da competição, várias são as actividades que irão ocorrer durante estes cinco dias, onde estarão presentes 1200 participantes, entre os 14 e os 17 anos, oriundos de 12 países (Áustria | Bélgica | Brasil | Espanha | França | Holanda | Hungria | Índia | Inglaterra | Itália | Malta | Portugal).

A organização do evento está a cargo da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular e da Direcção Regional de Educação do Algarve e conta, entre outros, com o apoio da Câmara Municipal de Lagos.

No âmbito da Cerimónia de Abertura, informa-se que as Ruas da Gafaria e José Afonso estarão encerradas ao trânsito entre as 19h00 e as 23h00.


Informação Complementar:

Oficialmente a FISEC (Fédération Internationale Sportive de l’Enseignement Catholique) teve a sua origem em 1945, em Bruxelas, tendo sido a França, Bélgica e Inglaterra, os países fundadores.

Esta Organização defende os valores morais e sociais integrantes do desporto e promove a divulgação na opinião pública da importância crescente das actividades físicas na Educação.

O primeiro torneio dos Jogos FISEC realizou-se no Mónaco e destinava-se apenas a atletas masculinos. Apenas em 1957 se realizaram os primeiros Jogos femininos. Até 1980 foram organizados Jogos Femininos e Masculinos em separado, sendo unificados a partir desse ano.

Portugal aderiu à FISEC em 1957 e tem tido uma participação regular tanto nas reuniões das Comissões Técnicas como nas Assembleias-Gerais, sendo um dos países membros com maiores direitos de voto.

Em 1962 realizaram-se em Portugal os jogos de Andebol, Voleibol, Basquetebol, Atletismo e Natação, em 1965 foi organizado em Lisboa o campeonato de voleibol, pela 3ª vez, em 1983 realizaram-se, em Setúbal os Jogos da Páscoa em várias modalidades, colectivas e individuas. De novo em Lisboa, em 1999, realizaram-se os Jogos de Verão.

Dez anos após a celebração dos últimos Jogos que tiveram lugar no nosso país, Portugal acolhe a organização dos 61º Jogos, evento integrado nas Comemorações do Centenário do Comité Olímpico de Portugal.

LOCAIS DE COMPETIÇÃO

LAGOS

Atletismo - Pista Municipal de Lagos
Natação - Piscina Municipal
LAGOA

Andebol - Pavilhão Municipal
Futebol - Campo Josino Costa
Futsal - Agrupamento Vertical Jacinto Correia
Ténis de Mesa - Agrupamento Vertical de Parchal
PORTIMÃO

Basquetebol Masc. - Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes
Basquetebol Fem. - Pavilhão Municipal de Portimão
Voleibol Fem. - Escola Secundária Poeta António Aleixo
Voleibol Masc. - EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco

PROGRAMA

QUADRO COMPETITIVO GERAL (PDF)

17 de Julho – Chegada das delegações

18 de Julho – Inicío das competições - Cerimónia de Abertura - Lagos

19 de Julho – Competições e Missa ao ar livre – Portimão

20 de Julho – Competições

21 de Julho – Competições

22 de Julho – Finais e Cerimónia de Encerramento - Portimão

23 de Julho – Partida das delegações

Mais informações: http://www.fisecportugal2009.org/

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande semana!!! inesquecivel mesmo!
ja tenho saudades pessoal!!

Parabens a todos os atletas e treinadores e a organizaçao.

Obrigada Portimao, Lagos e Lagoa e ate para o ano jogadores!!

mctysle disse...

Resources e4r32s6e77 Louis Vuitton replica Bags replica evening bags y2j82w4v80 replica bags wholesale see this f1q18k7z62 louis vuitton replica bags neverfull website link q9q36q3p45 replica louis vuitton bags replica bags india y1d37b0e40