22.7.09

Lagos - Lagos Jazz 2009



LAGOS JAZZ 2009
Data: 11 a 15 de Agosto de 2009

concertos - workshops - jazz na rua - jam sessions

Lagos Jazz 2009, e a sua oitava edição! Um esforço de muitas pessoas e entidades que não podemos deixar desde logo de mencionar: o esforço da Câmara Municipal, o esforço da Associação Músicas No Sul / Orquestra de Jazz de Lagos, que este ano, mercê do Apoio Directo da Direcção Geral das Artes / MC com que foram contempladas as suas actividades, reforça a sua participação nesta Festa de Jazz.

Muito Jazz se tem feito em Lagos nos últimos anos, e assim irá continuar: o papel do Serviço Educativo entretanto criado, o Atelier de Jazz e Música Moderna do Algarve, as Masterclasses, o Jazz no Hotel, entre outras actividades desenvolvidas, são prova disso mesmo.


Programa 2009

_11 de Agosto, Big Band Battle
Orquestra de Jazz de Lagos vs. Orquestra de Jorge Costa Pinto

Uma abertura de peso que baterá o recorde de número de músicos em palco deste festival. As batalhas eram comuns nos anos 30 (e até antes), quando enchiam os salões de baile e tocavam duas, às vezes três Orquestras, num misto de continuidade e desgarrada. A tradição da desgarrada é popular, europeia, e certamente muito longa: também nós temos os fados à desgarrada. A Orquestra de Jorge Costa Pinto conta, no seu elenco, com a voz de Maria Viana, enquanto que a Orquestra de Jazz de Lagos contará com um convidado na guitarra, o italiano Lucio Ferrara.

_12 de Agosto, Joaquín Chacon & José Luís Gamez
“Duets”

Vamos agora por terras de “nuestros hermanos” para apresentar um duo de guitarras, que junta em perfeita simbiose dois dos mais importantes guitarristas jazz de Espanha, e da Europa, se quisermos. Apresentarão um repertório de standards, tão apurado como os mais de vinte e cinco anos que os juntam no palco. Uma simbiose a não perder.

_13 de Agosto, The Cookers
Billy Harper (sax), Eddie Henderson (trompete), Craig Handy (sax), David Weiss (trompete), George Cables (piano), Cecil McBee (contrabaixo), Billy Hart (bateria)

Chegam de Nova Iorque, está quase tudo dito. Não há espaço para falar de todos estes músicos individualmente, mas cruzam aqui duas gerações de pesos pesados. Quem não reconhece, uma busca na Net ajudará. O projecto é mais que uma interessante reedição e inspiração da música de um dos discos mais importantes da Blue Note, de 1965, que juntava os trompetistas Freddie Hubbard (falecido recentemente) e Lee Morgan: Night Of the Cookers. Esta banda tomou esse disco por mote, e desenvolveu este projecto, nitidamente hard-bop, nitidamente NY.

_14 de Agosto, ESMAE Faculty
A História do Jazz (dir. Michael Lauren)

Para a workshop deste ano temos parte dos professores da Licenciatura em Jazz da ESMAE (Porto), liderados pelo nosso já conhecido Michael Lauren (bateria): Pedro Guedes (piano), Demian Cabaud (contrabaixo), Nuno Ferreira (guitarra), Lars Arens (trombone), Mário Santos (saxofone), Hugo Alves (trompete). A estes professores junta-se ainda o guitarrista italiano Lucio Ferrara, mercê da colaboração com a Associação Orsara Música (Itália). O concerto vai ser uma adaptação de um trabalho que este grupo já realiza há alguns anos, e que visa contar, com música, a História do Jazz. É o passar de mais de 100 anos de História de Jazz diante de nós, e dos nossos ouvidos, respeitando os estilos e instrumentações das várias épocas. Este concerto conta ainda com a participação de músicos da Orquestra de Jazz de Lagos.

_15 de Agosto, Audição Final de Alunos

O encerramento do festival, fica como sempre a cargo dos nossos alunos, que têm sabido demonstrar os seus dotes. Este concerto não é uma “corrida” nem nunca assim foi encarado, embora seja importante, à sua maneira, para cada aluno. Para os principiantes, não é certamente em 5 dias que se aprende Jazz, ou a improvisar em pleno, mas as portas que se abrem permitem alargar alguns horizontes. Para os menos iniciados, é uma excelente maneira de avançar mais ainda, esclarecer dúvidas, e continuar a estudar, e sobretudo partilhar experiências.

http://lagosjazz.com/

0 comentários: