29.7.09

V. R. S. António - " Passos Contados" 2009

Passos Contados - O Mundo Inaudível. Escutando os morcegos à roda de Cacela Velha

Continua em Agosto a 3ª edição do ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem " Passos Contados" com o próximo percurso a decorrer no dia 1 de Agosto, com a presença da bióloga Sofia Lourenço,onde o tema debatido será "O mundo inaudível. Escutando os morcegos à roda de Cacela Velha". O ponto de encontro será em Cacela Velha, junto à Cisterna às 21h00.

Companheiros de bruxas, símbolos de mau-olhado ou chupadores de sangue, poucos animais são tão mal vistos como os morcegos, que ao longo dos séculos têm persistentemente sido associados a mitos e superstições infundadas. A aldeia de Cacela Velha e a sua envolvência possuem as condições ideais para vir conhecer um pouco melhor as espécies de morcegos existentes na zona e perceber a sua extraordinária importância no funcionamento dos ecossistemas locais. Na companhia de uma bióloga faremos um passeio nocturno, onde vamos observar e identificar morcegos fissurícolas e arborícolas com a ajuda de um detector de ultra sons.

Passos Contados...porque os caminhos, os lugares, as pessoas contam estórias. O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio. Nesta terceira edição iremos à descoberta das plantas e dos seus usos na medicina e alimentação; de vestígios da presença romana em Cacela; vamos observar o céu durante a noite e conhecer as antigas mitologias aos astros; com os pés na água vamos procurar os animais da maré baixa; vamos escutar morcegos e procurar a fauna nocturna; e terminaremos na ria formosa observando as aves.

Programa:

O mundo inaudível. Escutando os morcegos à roda de Cacela
Com a bióloga Sofia Lourenço
1 Agosto - Ponto de encontro: 21.00 em Cacela Velha

À procura das criaturas da noite
Com o ornitólogo Filipe Moniz
12 Setembro - Ponto de encontro: 21.00 em Cacela Velha

Visitantes alados. Observando as aves da ria
Com o ornitólogo Filipe Moniz
3 Outubro - Ponto de encontro: 9.30 em Cacela Velha

Informações

A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Tel./Fax: 281 952 600
E-mail: ciipcacela@gmail.com

2 comentários:

Unknown disse...

advice visit their website webpage read the full info here check that Fendi Dolabuy

mcbewi disse...

pop over to these guys go click now Dolabuy Celine additional resources read the article