29.7.09

Lagos - FUSÕES - MÚSICA NO PÁTIO 2009

FUSÕES - MÚSICA NO PÁTIO 09Fusões é um programa cultural de Verão que aposta na diversidade criativa, nos cruzamentos e combinações entre géneros e estilos musicais distintos, no diálogo entre a música e outras áreas artísticas, como as artes visuais.
Música Electrónica e Experimental, Música Tradicional Portuguesa, Rock, Jazz, Fado, Música Árabe, Folk, Pop, Dub, e outras sonoridades mais que nos interstícios das classificações se criam.
Até 9 de Setembro, principalmente nas noites de quarta-feira, não perca a Música no Pátio do Centro Cultural de Lagos!


PROGRAMA
Dia 5 | 22h00
Dona Rosa
Dona Rosa nasceu no Porto, numa família de 23 irmãos. Cegou aos quatro anos de idade. A família incentivou-a a aprender o repertório tradicional de canções portuguesas e a actuar em locais públicos para conseguir esmola.

Cantou na rua durante cerca de 20 anos. De pedinte cega, Dona Rosa passa para os circuitos da World Music, realizando concertos em Amesterdão, Istambul, Reino Unido, China, Viena e Paris. Nesta noite de Verão é acompanhada pela voz e guitarra portuguesa de Raul Abreu, pelo acordeão, clarinete e teclado tocados por Paulo Loureiro.


Dia 12 | 20h00 e 21h00
The Messy Band em arruada
Pátio do Centro Cultural de Lagos
The Messy Band é um dos mais recentes projectos que nasce dentro da Orquestra de Jazz de Lagos. É simultaneamente uma banda de palco e de rua, tendo por base o Jazz Tradicional, em particular os estilos New Orleans e o Dixieland. O seu repertório é constituído pelos temas populares daqueles estilos, onde não faltam os mais tradicionais Blues, Stomps, Rags. Um repertório onde reina, sobretudo, a boa disposição.

Dia 19 | 22h00M-
PeX + Efeitos Visuais por Pedro Noel da Luz (I Parte) | Double MP (II Parte)

M-PeX
Um projecto que alia a guitarra portuguesa à música electrónica, explorando de forma original a relação entre a tradição e a modernidade. Uma experiência arrojada que se atreve a derrubar clichés e que prova que a música tradicional também pode ser moderna, e viceversa. O resultado não é Fado, nem electrónica, nem apenas a soma dos dois: é algo que nasce do casamento da tradição com a inovação. PHADO é o primeiro álbum de M-PeX.

Pedro Noel da Luz
A fotografia e o vídeo são as duas ferramentas artísticas usadas por Pedro Noel da Luz para transmitir a sua percepção sobre diferentes realidades, momentos e pessoas. Nesta noite de Fusões revela-nos o seu olhar sobre M-PeX, um trabalho de recolha e edição de imagens feito especialmente para a apresentação deste projecto em Lagos.

Double MP
A presença da guitarra portuguesa, instrumento tão relacionado com o Fado e com a expressão do povo lusitano, é o ponto de união entre universos aparentemente tão distintos e complementares: o electrónico e o acústico. Double MP é isso mesmo: um projecto que alia música electrónica ao Fado de uma forma bastante alternativa e original. ICTUS é o álbum de estreia de Double MP.

Dia 22 | 22h00
Paulo Viegas e Banda
Tendo como principais influências músicos como David Guilmour, Joe Satriani, Gary Moore, Mark Knopfler e Carlos Santana, Paulo Viegas e sua banda apresentam o primeiro disco de originais: “Palco”. Sendo a exploração das várias técnicas e sonoridades da guitarra eléctrica o elo de ligação entre todos os temas, a sua música vai do rock ao country, passando pelo punk e pop-rock.

Dia 26 | 22h00
Daniel Completo
Com um longo percurso na Música Tradicional Portuguesa Daniel Completo não se prendeu ao passado e decidiu partir, musicalmente falando, à descoberta de novos caminhos e mundos. A nau catarineta, a descoberta da Índia, a passagem do cabo das tormentas enfrentando mares desconhecidos e monstros imaginários, entre outros temas, serviram de inspiração para o novo trabalho de originais que se intitula “Finisterras”. Um projecto que procura novas experiências e sonoridades sob a temática dos Descobrimentos.

0 comentários: