16.7.09

Olhão - Cão de Água



Data: 18 e 19 de Julho 2009

O maior evento dedicado ao Cão de Água Português realiza-se em Olhão já nos próximos dias 18 e 19 de Julho.


No sábado, dia 18, o Jardim Pescador Olhanense acolhe uma demonstração de cães de busca (15h00), o VIII Concurso da Raça Cão de Água (17h00) e a 22ª Exposição Canina Monográfica do Cão de Água Português (17h30), que pela primeira vez deixa o Estoril para se realizar no Algarve, precisamente em Olhão.

No domingo, a rampa do porto de recreio local será o palco, a partir das 10h00, de provas práticas para Cão de Água, um momento também aguardado por muitos, com grande interacção entre os cães e os seus donos no meio natural deste animal, a água.

O evento, organizado pelo Município de Olhão e que conta com os apoios da Junta de Freguesia de Olhão, Clube Português de Canicultura e Associação para a Protecção do Cão de Água Português, pretende valorizar uma raça que está intimamente ligada à história de Olhão, já que era utilizado pelos pescadores que ajudar na faina. Em 1923, no seu livro «Os Pescadores», a respeito da faina do alto dos caíques de Olhão, Raul Brandão referia-se assim a esta raça: “…tripulavam-no 25 homens e dois cães, que ganhavam tanto quanto os homens. E mereciam-no. Era uma raça de bichos peludos, atentos a cada bordo e ao lado dos pescadores. Fugia o peixe ao alar da linha, saltava o cão ao mar e ia agarrá-lo ao meio da água, trazendo-o na boca para bordo”.

Corajosos e dóceis, inteligentes e combativos, afectuosos e alegres, os Cães de Água pertencem a uma das raças mais raras do Mundo, pelo que merecem o destaque que o Município de Olhão lhes vem dando nos últimos anos.

Programa
SÁBADO | 18 DE JULHO
JARDIM PESCADOR OLHANENSE
15h00 - Demonstração de Cães de Busca
17h00 - VIII Concurso da Raça Cão de Água
17h30 - 22ª Exposição Canina Monográfica do Cão de Água Português

DOMINGO | 19 DE JULHO
RAMPA DA MARINA DE OLHÃO
10h00 - Provas práticas para Cão de Água

0 comentários: