27.7.09

Loulé - RITMOS - Festival Internacional de Danças do Mundo 2009



RITMOS - Festival Internacional de Danças do Mundo
Data: 14 a 16 de Agosto 2009
Hora:
Local: Largo da Igreja, Casa do Povo de Querença e Fundação Manuel Viegas Guerreiro - Querença

Entrada Livre

A típica aldeia de Querença, no interior do Concelho de Loulé, vai ser palco da primeira edição do "RITMOS - Festival Internacional de Danças do Mundo", nos dias 14, 15 e 16 de Agosto. Trata-se de um evento que pretende, acima de tudo, divulgar as danças do mundo, através de espectáculos, oficinas, workshops e muita animação.
A Dança é uma das maiores expressões culturais que um povo pode ter como montra das suas raízes e das suas transformações ao longo dos tempos. Tendo como ponto de partida a multiculturalidade desta forma de arte, serão propostas várias experiências aos visitantes do festival, envolvendo-os numa mística de convívio onde o movimento será o ponto de união. Daí surge o nome do evento - "RITMOS" - uma palavra cujo significado remete para uma experiência de cadência e de intensidade.

O "RITMOS" será, pois, um vasto aglomerado de experiências intensas que certamente irão apaixonar os visitantes deste festival.

Quebrando fronteiras geográficas e barreiras culturais, o "RITMOS" terá vários tipos de danças, de todo o mundo. Das europeias mais antigas, às contemporâneas, passando pelas danças de Portugal, até a outros continentes, a mescla de movimentos será um convite a dançar. O público será, de resto, fundamental em todo este processo.

Mas o festival não se fica por aí. Não faltará animação de rua com grupos e trupes que farão as delícias de miúdos e graúdos. O artesanato estará também presente com diversas bancas, numa mostra de adereços intemporais e interculturais.

Papel igualmente importante terá a gastronomia. Num dos novos espaços da aldeia, prestigiados chefes de cozinhas farão diversas experiências gastronómicas que levarão o visitante a redescobrir as receitas de outros tempos.

A iniciativa irá decorrer no eixo central da aldeia. Tendo como centro o Largo da Igreja, as iniciativas vão estender-se entre a Casa do Povo local, passando pelo Largo da Igreja, até à nova Fundação Manuel Viegas Guerreiro.

Todo o espaço será das pessoas, estando vedado à circulação de veículos, permitindo assim viver em pleno a atmosfera que a aldeia em conjunto com o festival transmitirem.

A entrada é livre.

O programa

14 de Agosto (sexta-feira)

18h00
- Atma (Portugal)
- Outra banda a confirmar.

15 de Agosto (sábado)
- Três oficinas abertas ao público: Danças Europeias, Tambor de Água e Tai Chi.
- Monte Lunai concerto e baile)
- DJ Set com António Pires,
- Outro nome a confirmar

16 de Agosto (domingo)
- Oficina de danças irlandesas
- Oficina de Dança Criativa para crianças

Do programa desta noite faz parte ainda a apresentação de um VJ e os concertos com os Tumbala, projecto original na área do funk, e concerto e baile com os Cobblestones, cujo repertório incide na música irlandesa.

Os artistas

ATMA

A projecção do espírito que se materializa na música. Uma forma de evolução desencadeada pelo interior revisitado. Atma nasceu no começo do ano de 2007. Tendo como origem e base, um duo, composto por Hugo Claro e Jorge Machado, este projecto assenta num formato acústico de fusão, ligado às raízes da Música do Mundo. É uma viagem sonora e interior que passa por vários estilos, ambientes e culturas. Influenciados pela música árabe, fado, flamenco, música medieval e clássica, bossa nova, morna, valsa, gnawa...sons que convidam ora ao silêncio e à contemplação, ora a um pulsar dançante de energia festiva. No fim do ano de 2007, passa a ter a participação de Berta Azevedo e Lucas Almeida e já no ano de 2008 com Caroline Oulman e Gonçalo Bacalhau. Contou também, em alguns espectáculos, com a presença de Susana Luís e Emília Silva, na dança. No presente, o projecto apresenta se em formato quarteto (Hugo Claro, Jorge Machado, Berta Azevedo, Caroline Oulman) e tem participações esporádicas de Gonçalo Bacalhau, Elsa Shams, Simon Frankel, Lucas Almeida, Susana Luís, Emília Silva e João Zina (Técnico de Som). Uma viagem em Uníssono...

http://www.myspace.com/projectoatma

MONTE LUNAI

O grupo Monte Lunai reúne cinco músicos que se dedicam à redescoberta da dança e do baile tradicional, no contexto da música tradicional europeia.

A sonoridade é ímpar combinando o violino, contrabaixo, e guitarra com percussões várias e curiosos instrumentos de sopro como o rausschpheif, clarinete popular, gaita-de-foles e didgeridoo.

São músicas da Europa. Os Monte Lunai tocam temas de baile de hoje e de outros tempos, a muiñeira da Galiza, o hanter'dro da Bretanha, a contradança, a valsa, a mazurca. São as danças da Grécia, da Ucrânia, de Itália e Portugal, numa roda-viva de culturas e musicalidades.

Monte Lunai junta dois termos de origens e de épocas diferentes: o primeiro é actual e de significado imediato; o segundo poderá remeter para um imaginário antigo, de sabor vagamente medieval. É precisamente nesta associação do antigo e do actual que surge a música dos Monte Lunai.

O grupo faz-se acompanhar por uma professora de danças tradicionais europeias que promove a ligação entre o público e o grupo animando e exemplificando as respectivas danças. Todos podem dançar!

Os Monte Lunai vivem para o palco e para o baile, tendo já actuado por todo o país e para os mais variados públicos.

http://www.montelunai.com/Monte_Lunai/

http://www.myspace.com/montelunai

TUMBALA

Tumbala é um projecto de investigação plástico/musical que visa a criação de diversas esculturas instrumentais, peças individuais que interagem dramaturgicamente na realização de uma performance. Numa fase posterior, estas irão estruturar performances urbanas. O tubo, a música, a performance, o tubo percutido, soprado, centrifugado, o som, a sonoplastia e saltimbancos, os instrumentos em latin funk, o aerofone plusivo em movimento tubofónico.


Um grupo de personagens fantásticos armados com máquinas estrambólicas assaltam as ruas com uma performance musical e de interacção com o público, espalhando a desordem, a alegria e a festa ao som do Funk.

COBBLESTONES

Cobblestones estão para a música tradicional irlandesa como um irlandês para pints de cerveja!! Este grupo de músicos encontrou-se nas irish sessions que acontecem semanalmente às segundas-feiras no O'gilin's, o genuíno irish pub no Cais Sodré em Lisboa.

Desde então têm participado regularmente em sessões e concertos em vários pontos do país, espalhando a energia da música tradicional Irlandesa, sempre com uma boa dose de dança e improviso.

Tocam jigs, reels, hornpipes e polkas com fartura... E nunca se fartam... Um concerto dos Cobblestones é para por toda a gente a mexer!

www.myspace.com/cobblestonesmusic

Sobre Querença

Situada num monte fica a aldeia de Querença que dá o nome à freguesia, caracterizada pela transição entre o Barrocal e a Serra. As casas descem pela encosta em todas as direcções, situando-se bem lá no alto a pequena e bonita igreja, orgulho das gentes de Querença. É nesta freguesia que se destila um dos mais afamados medronhos e se produz o mais apreciado chouriço, para além de outras tipicidades.

A Fonte da Benémola - área protegida de rara beleza e originalidade - é ponto de passagem obrigatória para quem visita a freguesia.

A freguesia é também conhecida pela sua riqueza gastronómica e pelos eventos de índole gastronómico como a Festa das Chouriças, que tem lugar em Janeiro, no Dia de S. Luís.

0 comentários: