21.7.09

Loulé - 9.º Edição dos Manjares Serranos 2009 - Cortelha




Manjares Serranos 2009
Data: 1 e 2 de Agosto de 2009
Hora: 18h00
Local: Aldeia da Cortelha

Programa:

SÁBADO - 1 AGOSTO 2009

18h00 – Abertura do Recinto
19h30 – Baile Serrano com Vera Mónika
21h30 – Início do VI Festival de Folclore:

• Rancho Folclórico "Os Camponeses" da Peralva - Tomar (Ribatejo)
• Rancho Folclórico de Vinhó - Gouveia (Beira Alta)
• Grupo de Danças e Cantares dos Pioneiros de Vendas Novas (Alto Alentejo)
• Grupo Folclórico de S. Martinho do Bispo - Coimbra (Beira Litoral)
• Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha – Loulé (Algarve)



DOMINGO - 2 AGOSTO 2009

18h00 – Abertura do Recinto
19h30 – Baile Serrano com António Manuel
20h30 – Grupo de Cantares "Seara de Outono" - Cachopo
21h30 – Grupo "VáDeModas" - Moura

A gastronomia serrana é rica nos deliciosos aromas e sabores que apresenta. Com uma forte influência dos petiscos alentejanos, a cozinha do interior algarvio, assenta os seus manjares nas diversas iguarias, nomeadamente no grão, na batata e no milho, sem esquecer a caça e as hortaliças. Com o objectivo de mostrar a verdadeira gastronomia do Caldeirão, esta iniciativa apresenta os seguintes Manjares Serranos:

Orelha de Porco
Chouriço, Presunto e Queijo Caseiro
Borrego com Grão
Galo Guisado
Galo com Grão
Arroz de Galo
Javali Assado no Forno
Papas de Milho
Bolos Caseiros
Filhós Serranas
Vinho Caseiro
Aguardente de Medronho

Os mais genuínos manjares, aliados ao tradicional folclore nacional, é aquilo que se poderá encontrar na Cortelha, concelho de Loulé, nos dias 1 e 2 de Agosto. Espera-se um fim-de-semana animado, com a realização dos tradicionais Manjares Serranos, aos quais surge associado o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão.

A Associação dos Amigos da Cortelha, organizadora do evento, pretende assim promover aquilo que de mais genuíno tem a sua localidade, conjugando-a, no mesmo fim-de-semana, com o também tradicional Festival de Folclore da Serra do Caldeirão, que na sua 6ª edição reunirá em palco grupos folclóricos representastes de várias regiões do país.

Este duplo evento, que tem sido de sucesso em anos anteriores, dá a provar aos inúmeros forasteiros a tradicional orelha de porco, o chouriço e presunto caseiro, o galo guisado, borrego ou javali e as famosas papas de milho, acompanhados de vasta doçaria regional algarvia e da aguardente de medronho.

Para além de se degustarem sabores por muitos já esquecidos, toda a envolvência da festa possibilita ainda reviver a vida, as tradições e os costumes das gentes originárias desta zona serrana do Algarve, bem ilustrados na acolhedora aldeia da Cortelha.

Em palco estará, no Sábado, para além do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, o Rancho Folclórico “Os Camponeses” da Peralva – Tomar (Ribatejo), o Rancho Folclórico de Vinho – Gouveia (Beira Alta), o Grupo de Danças e Cantares dos Pioneiros de Vendas Novas (Alto Alentejo) e ainda o Grupo Folclórico da Casa do Povo de S. Martinho do Bispo – Coimbra (Beira Litoral), que certamente demonstrarão em palco as características mais genuínas da sua região.

Domingo será dia de música tradicional com o Grupo de Cantares de Cachopo “Seara de Outono” e para terminar, os “VáDeModas” de Moura.

Manjares e Folclore serão assim cabeças de cartaz numa iniciativa que ganha a cada ano novos públicos e que já conquistou o seu espaço no seio das iniciativas de cariz cultural promovidas na região. Será por certo um fim-de-semana de muita animação onde a Cortelha presenteará os inúmeros visitantes com um magnífico Festival de Sabores e Sonoridades.

Os Manjares Serranos e o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão têm entrada livre e são uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir, do Turismo do Algarve, do INATEL e da Escola Integrada de Salir.

0 comentários: