Baixa de Faro em Festa- Música, Dança, Desenho Digital, Mostras e Animação de Rua no Jardim Manuel Bivar e Centro Histórico
A Baixa de Faro vai estar em festa nos próximos dias 9, 10 e 11 de Julho, estando previstas várias iniciativas no Jardim Manuel Bivar, Passeio da Doca, Vila Adentro (Largo Afonso III). O principal objectivo é promover a circulação na zona histórica da cidade, criando eventos diversificados capazes de atrair residentes e visitantes, fazendo também a ligação às exposições do Art Algarve. Nestes dias o Museu Municipal de Faro vai estar aberto até às 24h00.
O Jardim Manuel Bivar/Palco da Doca vai receber concertos, dança, performance de desenho digital e uma mostra da actividade de agentes culturais locais, enquanto o Largo Afonso III acolherá workshops de dança, um “mercadinho” de artesanato contemporâneo, concertos e animação de rua com interacção entre o artista e o público.
No dia 10 de Julho, o Jardim Manuel Bivar receberá o espectáculo “Cantigas da Rua”, com apresentação de João Baião. Este espectáculo procura reviver o clima das canções populares da rádio e do cinema português que estavam na moda nos anos 30 e 40 em Portugal. Estes filmes trouxeram para os cinemas nomes de actores de luxo como Beatriz Costa, António Silva, Vasco Santana, Ribeirinho, Laura Alves, Maria de Matos ou Milú, em filmes como “O Pátio das Cantigas”, “O Pai Tirano”, “A Canção de Lisboa”, “A Menina da Rádio”, “A Aldeia da Roupa Branca”, entre outros.
No dia 11 de Julho, destaque para o espectáculo “Desenho Digital em Espaço Público”, estreado no evento Faro Capital Nacional da Cultura 2005 e recentemente apresentado na Expo Saragoza 2008, na comemoração do Dia de Portugal. O projecto, da autoria do desenhador e colaborador habitual das Produções Fictícias, António Jorge Gonçalves, prevê uma actuação à noite, ao ar livre, onde o próprio desenhará em tempo real sobre a fachada de um monumento histórico ou de um edifício emblemático. Com computador, caneta, placa gráfica e projector vídeo, o artista actuará durante uma hora (espectáculo a iniciar entre as 21h30 e as 22h00), sendo necessário que as luzes do local escolhido sejam desligadas durante a actuação. Uma banda sonora instrumental a cargo de um DJ acompanha o espectáculo.
A escolha de um edifício emblemático, aliada à circunstância de o espectáculo decorrer à noite e ao ar livre, confere-lhe um efeito surpreendente e de grande cumplicidade gerada com os transeuntes, os turistas e os habitantes do espaço Por outro lado, sendo o desenho uma linguagem universal o espectáculo é dirigido a todas as pessoas e para todas as idades.
Ainda no dia 11 terá lugar o espectáculo “Dança Vertical”, na fachada do Hotel Faro, com actuação do grupo “Todo concuerda”, vencedor do Certame de Dança Burgos-Nova Iorque 2008). Os artistas são Alexandra Prada e David Guterres na Dança, e os músicos Eloisa Cantón (violino), Cármen G. Moreno (violoncelo) e Jasio Velasco (viola de arco). A coreografia é de Alexandra Prada. Este espectáculo é patrocinado pelo Aeroporto de Faro, no âmbito do seu 30.º aniversário, e tem o apoio do Hotel Faro.
No Jardim Manuel Bivar destaque ainda a actuação do grupo de Salsa “Los Cubanitos”, no dia 09 e no Largo Afonso III, de referir os concertos com “Os Tornados”, no dia 9, o Grupo “Marenostrum”, no dia 10 e o grupo “Farra Fanfarra”, no dia 11
De destacar ainda as várias Apresentações da Performance “Saia que gritas”, de Úrsula Mestre, integradas nas Exposições “Art Algarve”.
PROGRAMA:
Org.: Câmara Municipal de Faro/ Ambifaro
Patrocínio: Turismo de Portugal / Aeroporto de Faro
Apoio: Hotel Faro
Colaboração: Associação de Empresários de Animação Nocturna de Faro e Associações Culturais do Concelho
Várias Apresentações da Performance “Saia que gritas”, de Úrsula Mestre, integradas nas Exposições “Art Algarve”
09 DE JULHO- QUINTA FEIRA
Largo Dom Afonso III
Abertura às 21h00:
Mercadinho- artesanato contemporâneo
DJ- música ambiente
Jardim Manuel Bivar
21:00- Performance "Saia que gritas"- Art Algarve
21:30- “Los Cubanitos” (Salsa )- Escola de Salsa (artistas)-Concerto no Palco da Doca
Largo Dom Afonso III
22:00- Workshop de Danças Europeias com Mathias- Colaboração ARCA
23:00- Concerto “Os Tornados”- R&B/ Surf/ Pop- Anos 60
Formados por Nuno Silva na voz e na guitarra, Tiago Gil na guitarra, Miguel Lourenço no baixo, Helder Coelho na bateria, Marco Oliveira no órgão e Manuel Oliveira nas percussões, na guitarra acústica e no theremin, Os Tornados nasceram em 2004 como Contrabando, para mais tarde se transformarem em Conjunto Contrabando ao mesmo tempo que definiam e consolidavam o som que os torna únicos agora que, definitivamente, se assumem como Os Tornados e actualizam “o rock’n’roll e surf da lendária década de 60 com brilho e o romantismo da música portuguesa de outros tempos” e tocam uma música contagiante e altamente dançável.
In: http://www.ostornados.com
10 DE JULHO- SEXTA FEIRA
Largo Dom Afonso III
Abertura às 21h00:
Mercadinho- artesanato contemporâneo
DJ- música ambiente
Jardim Manuel Bivar
21:00- Rancho Folclórico da ARPI- frente ao Palco da Doca
21:30 - “Cantigas da Rua” com João Baião- Palco da Doca
As grandes canções de sempre dos grandes filmes de sempre...
Este espectáculo procura reviver o clima das canções populares da rádio e do cinema português que estavam na moda nos anos trinta e quarenta, em Portugal. Estes filmes trouxeram para os cinemas nomes de actores de luxo como Beatriz Costa, António Silva, Vasco Santana, Ribeirinho, Laura Alves, Maria de Matos ou Milú, em filmes como “O Pátio das Cantigas”, “O Pai Tirano”, “A Canção de Lisboa”, “A Menina da Rádio”, “A Aldeia da Roupa Branca”, entre outros.
João Baião percorre o país levando, dançando e cantando com o público, as doces melodias de sempre dos grandes filmes de sempre…
Largo Dom Afonso III
22:00- Workshop de Danças Europeias com o monitor Mathias, acompanhado pelo grupo “Pelivento”
23:00- Concerto com “Marenostrum”- World Music
Os Marenostrum surgiram em 1994, no sotavento algarvio, mais propriamente em Tavira - tendo editado em 2001 "Estoy em Santa" o seu primeiro álbum - um disco produzido pelo próprio grupo.
O grupo aposta numa sonoridade de fusão da Música Popular Portuguesa (em particular do Algarve), com influências bem diversas, que vão desde a música Árabe do Magreb até às tradições Klezmer e Cabo Verdeana.
As particularidades deste grupo assentam na combinação dos instrumentos utilizados, onde convivem lado a lado a guitarra acústica, o bandolim, a bateria, percussões, o acordeão, o baixo eléctrico e o trombone.
Nota: Os “Desbundixie” voltam a actuar depois de terminar o espectáculo “Los Cubanitos”, ditigindo-se para o Largo Afonso III
Um Andarilho vai acompanhar o grupo informando o público (com um cartaz) do espectáculo que se vai realizar naquele Largo.
11 DE JULHO- SÁBADO
Largo Dom Afonso III
Abertura às 21h00:
Mercadinho- artesanato contemporâneo
DJ- música ambiente
Jardim Manuel Bivar
20:45- “Cool Jazz & Funky Trio”- Filarmónica- Coreto
21:30- "B'Fighters"- Martial Arts & Oriental Dance- Associação dos Músicos- frente ao coreto
22:00- “Dança Vertical”- Companhia B- 612- Fachada do Hotel Faro – Espectáculo oferecido pelo Aeroporto de Faro no Âmbito do 30.º Aniversário.
"Todo concuerda” (Vencedor do Certame de Dança Burgos-Nova York 2008)
Sinopse: As cordas são o centro desta peça, as cordas sonoras (violino, viola de arco e violoncelo), cordas fortes as que seguram as nossas vidas e a nossa arte.
Ficha artística:
Dança: Alexandra Prada e David Gutérrez
Músicos: Eloisa Cantón (violino), Carmen G. Moreno (violoncelo) e Jasio Velasco (viola de arco)
Coreografía: Alexandra Prada Composicão musical: Trio Entrecuerdas Duração: 30 minutos
22:30- “Desenho Digital em Espaço Público”, com António Jorge Gonçalves- Arco da Vila
Espectáculo Desenho Digital em Espaço Público, estreado no evento Faro Capital Nacional da Cultura 2005 e recentemente apresentado na EXPO SARAGOZA 2008, na comemoração do dia de Portugal
O projecto, da autoria do desenhador e colaborador habitual das Produções Fictícias, António Jorge Gonçalves, prevê uma actuação à noite, ao ar livre, onde o próprio desenhará em tempo real sobre a fachada de um monumento histórico ou de um edifício emblemático. Com computador, caneta, placa gráfica e projector vídeo, o artista actuará durante uma hora (espectáculo a iniciar entre as 21h30 e as 22h00), sendo necessário que as luzes do local escolhido sejam desligadas durante a actuação. Uma banda sonora instrumental a cargo de um DJ acompanha o espectáculo.
A escolha de um edifício emblemático, aliada à circunstância de o espectáculo decorrer à noite e ao ar livre, confere-lhe um efeito surpreendente e de grande cumplicidade gerada com os transeuntes, os turistas e os habitantes do espaço Por outro lado, sendo o desenho uma linguagem universal o espectáculo é dirigido a todas as pessoas e para todas as idades.
Largo Dom Afonso III
23:15- “Farra Fanfarra”- Banda de Improviso/ Jazz/Ska
00:30- “VJ ALLATACK”
“Dj Jacob”- Funk/House/Ragga
Nota: Os Farra Fanfarra vão realizar uma animação de rua em local e hora a decidir. Locais possíveis: Mercado de Faro; Ruas da Cidade; Praia de Faro
PARTICIPAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES
- DJ- música ambiente- rádio RUA
- Performance "Saias que gritas"- Art Algarve
- "Los Cubanitos" (salsa)- escola de Salsa (Sociedade dos Artistas)- Concerto no Palco da Doca
- Workshops de Danças Europeias com Mathias- Colaboração ARCA
- Rancho Folclórico da ARPI- frente ao Palco da Doca
- "Cool Jazz & Funky Trio"- Filarmónica- Coreto
- "B'Fighters"- Martial Arts & Oriental Dance- Associação dos Músicos- frente ao coreto
10.7.09
Faro - Baixa de Faro em Festa 2009
Publicada por Algravio à(s) 7/10/2009 03:03:00 da tarde
Etiquetas: Faro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário