15.6.09

Silves - Expectativa de uma paisagem de acontecimentos #3



21 de Junho a 27 de Setembro
Expectativa de uma paisagem de acontecimentos #3, 2009
Igreja da Misericórdia, Silves
ESCULTURA SITE-SPECIFIC DE FERNANDA FRAGATEIRO

Expectativa de uma paisagem de acontecimentos #3, 2009
100 x 264 x 2 cm
alumínio polido

Uma grelha feita com 825 paralelepípedos (prismas) de alumínio polido. Estrutura modular pertencente a uma série que já conta com duas peças anteriores - uma de chão, executada em 2006, para a Galeria Elba Benitez, Madrid, e a segunda, datada de 2007, suspensa e realizada em cortiça, pertencente à colecção António Cachola / Museu de Arte Contemporânea de Elvas. Estas duas peças anteriores proporcionaram superfícies extensíveis e retractáveis.

Madeira, cortiça e agora alumínio são os materiais com que Fernanda Fragateiro tem executado esta série. A utilização do alumínio polido – uma variante nesta escultura relativamente aos mais habituais materiais da sua obra, como o aço e espelhos -, permite criar uma superfície reflectora, convidando o espectador a interagir com o espaço que observa, abarcando a obra e a arquitectura que a contém.

FF presta especial atenção aos materiais e ao processo de construção da obra. Utiliza frequentemente nos seus trabalhos elementos arquitectónicos, como paredes, tectos, portas, de modo a comprometer, a envolver, o espectador na arte, que considera um poder vital e activo de mudança social.

A artista define Expectativa de uma paisagem de acontecimentos como um dispositivo portátil e reversível, em constante mudança, adaptando-se ao espaço que ocupa, de modo semelhante ao da arquitectura urbana ou da paisagem. Ocupa o espaço e, simultaneamente, é um espaço em si mesmo, tratando a área circundante como parte integral do trabalho.

Artista: Fernanda Fragateiro
Curadora: Ana Vasconcelos

Informações úteis

Igreja da Misericórdia
Rua da Misericórdia - Silves

Horários: Segunda a Sábado das 9h às 13h e das 14h às 23h
Encerra aos Domingos

Visitas guiadas: Português e Inglês, Grupos, Escolas e ATL (sob consulta)
Marcações: +351 282 440 800 ext. 375
Bilheteira
Entrada livre