23.6.09

Loulé - Festas Populares de Boliqueime 2009



Data: 3 a 5 de Julho 2009
Local: Largo da Igreja (Boliqueime - Loulé)
Hora: 20h00

Provenientes de ancestrais tradições, as festas populares do Algarve trazem até aos dias de hoje memórias de vivências passadas ao mesmo tempo que continuam a animar as populações.

Em Boliqueime, como não poderia deixar de ser, o mês de Julho traz à rua que circunda a Igreja Matriz mais uma edição das suas festas populares que oferecem a todos os presentes um serviço de jantares típicos, onde se incluem as tradicionais papas de xerém, a galinha com grão ou a chouriça assada, entre outros pratos que fazem as delícias dos algarvios.

Além das tradicionais tasquinhas as festas que, em regra, tem a duração de 3 dias (sexta, sábado e domingo) têm início com a abertura do arraial. O recinto e as tasquinhas são animados pelo som de acordeões seguindo-se, em palco, actuações de artistas ou grupos de música popular.

Com o intuito de dar maior expressividade às festas são igualmente invocados antigos usos, costumes e tradições através da recriação de pequenas exposições de cariz popular algarvio onde não faltam antigos utensílios e ferramentas agrícolas, peças de artesanato, entre outros.

A organização está a cargo da Junta de Freguesia de Boliqueime que conta quer com o apoio da Câmara Municipal de Loulé quer com a colaboração da Associação Cultural, Casa do Povo, Clube Desportivo e Sociedade Recreativa e Cultural, ambas sediadas na freguesia.

Marque a sua presença e delicie-se como os sabores tradicionais da nossa freguesia… Contamos consigo nos dias 3,4 e 5 de Julho.

Programa

Dia 3 de Julho 2009 (Sexta-feira)
Abertura 20h00
Henídio Gonçalves
Silvino Campos
Sérgio Conceição
Filipe Romão
Grupo de Música Tradicional "As Florinhas" - Vale Silves - 22h00
Grupo Musical de Santa Maria (Faro)- 23h00

Dia 4 de Julho 2009 (Sábado)
Abertura 19h00
Henídio Gonçalves
Luis Parente
Filipe Romão
Animação do Grupo Cantares da Nossa Terra - 22h00
Grupo de Música Popular Portuguesa "Rastemenga" - 23h00

Dia 5 de Julho 2009 (Domingo)
Abertura 19h00
Henídio Gonçalves
Luis Parente
Filipe Romão
Banda Filarmónica de Paderne - 22h00
Grupo de Música Popular Portuguesa "Cante Andarilho" - 23h00

Artistas convidados: Actuações no recinto
Grupos musicais: Actuações em palco