19.6.09

Silves - 11.º Festival da Caldeirada de Armação de Pêra 2009

A 11ª edição do Festival da Caldeirada de Armação de Pêra, organizado pela Câmara Municipal de Silves, com a colaboração da Junta de Freguesia e dos empresários de restauração desta vila, tem lugar nos próximos dias 26 a 28 de Junho.

Esta festa, na qual o Município promove uma das mais significativas marcas culturais gastronómicas da vila de Armação de Pêra, congrega diversos restaurantes, que durante os dias do evento incluirão, nas suas ementas, a Caldeirada feita à moda dos pescadores de Armação de Pêra. Habitualmente comida a bordo das embarcações, numa vasilha colectiva, acompanhada do bom e suculento pão caseiro, ou feita em casa, por mulheres cheias de saber, como a conhecida “Ti Chica Serol”, uma cozinheira armacenense já falecida, famosa pela confecção deste prato, a caldeirada é, por excelência, o acepipe mais marcante da gastronomia tradicional desta localidade.

Promover este saber tradicional e a preservação das receitas e das memórias do povo do concelho é o grande objectivo da autarquia, ao promover mais uma edição deste Festival. Diz a propósito Isabel Soares, Presidente da CMS: «Apreciar este prato é apreciar os sabores genuínos do mar, cuidadosa e amorosamente combinados numa profusão de aromas, sabores e cores, pelas mãos de todos os chefes que herdaram o “saber fazer” dos mais velhos, sobretudo dos pescadores. É, também, homenagear a simplicidade da cozinha mais autêntica, que vive dos bons ingredientes, sobretudo do peixe, do marisco e de todos os produtos de uma riqueza impar, que se encontram na linha de costa do concelho, que se estende pelas freguesias de Armação de Pêra e Pêra e que permitem que a pesca artesanal (com diversas artes) ou desportiva (submarina ou a pesca à linha) sejam mais um motivo de interesse para quem nos visita».
Para além de poderem apreciar a boa mesa, os visitantes do Festival poderão, ainda, apreciar alguns momentos de animação nomeadamente as Marchas Populares, que terão lugar no dia 28 de Junho, na Avenida do Rio, pelas 22h00, bem como o Rancho Folclórico de Montenegro, que irá passar por todos os restaurantes durante as horas das refeições para animar os comensais.

Para mais informações sobre esta acção, os interessados deverão contactar o Sector de Turismo da Câmara Municipal de Silves, através do telefone 282 440 800.

0 comentários: