19.6.09

Castro Marim - Santos Populares 2009




Com o objectivo de comemorar os Santos Populares e envolver as associações locais nas tradições populares, a Câmara Municipal está a realizar a 10ª Edição do Concurso de Mastros de Castro Marim, que decorre nos meses de Junho e Julho em todo o concelho com a participação de vários grupos de baile.
As associações locais participantes nos Santos Populares trabalharam activamente na construção dos mastros tradicionais, nos quais evidenciaram o seu talento na criação das rimas e das marchas, o que decerto vai encantar os visitantes, mas também dificultar o trabalho do júri na eleição do melhor dos mastros presentes a concurso.
No dia 23 de Junho ao cair da tarde, a Praça 1º de Maio em Castro Marim vai estar engalanada para receber o grande Arraial de S. João, o­nde a sardinha assada a pingar no pão e o caldo verde vão deliciar os visitantes, e, durante o qual o júri tornará público os vencedores da 10ª Edição do Concurso dos Mastros Populares de Castro Marim.

Os aspectos tradicionais, a originalidade e a feitura de quadras alusivas aos santos populares são alguns dos critérios que o júri terá em consideração na avaliação dos mastros participantes.
Os três primeiros classificados vão receber respectivamente 1.250 euros, 750 euros e 500 euros e a todos os concorrentes será entregue um prémio de participação no valor de 400 euros.
O 10º Concurso de Mastros é uma realização da Câmara Municipal e conta com as participações da Associação Recreativa e Cultural dos Amigos de Alta Mora, Associação Social da Freguesia de Odeleite, Campesino Recreativo Futebol Clube, Clube de Junqueira, Casa do Povo do Azinhal, Leões do Sul Futebol Clube e Grupo Desportivo de Rio Seco.

0 comentários: