13.8.09

Alcoutim - procissão fluvial da Virgen de los Mariñeros 2009

Procissão Fluvial da Virgen de los Mariñeros
Data: 15 de Agosto de 2009
Hora: 18h30
Local: entre as povoações raianas de Alcoutim e Sanlúcar (Alcoutim)


Procissão Fluvial une população de Alcoutim e Sanlúcar del Guadiana

A tradicional procissão fluvial da Virgen de los Mariñeros, que decorrerá no rio Guadiana no dia 15 de Agosto, pelas 18.30h, será o ponto alto da Semana Cultural de Sanlúcar del Guadiana, cujos festejos iniciam a 12 de Agosto.
Trata-se de uma bonita e peculiar festa religiosa em honra da Virgen del Carmén, padroeira dos marinheiros, que se realiza anualmente no Guadiana, entre as povoações raianas de Alcoutim e Sanlúcar, onde habitantes e autoridades locais se envolvem para engalanar os seus barcos de diversas formas e acompanharem a imagem da virgem no seu percurso. Esta festa também cativa os numerosos turistas que chegam ao Guadiana com os seus bonitos iates e veleiros multicolores e leva-os a participar nesta manifestação cultural.

Depois da celebração de uma missa, a cargo do pároco de Sanlúcar, a imagem da virgem sai da Igreja e percorre as ruas da povoação espanhola até chegar ao cais, onde é colocada num barco devidamente ornamentado para o efeito, que seguido por cortejo de embarcações de pequeno porte oriundas dos dois lados da fronteira, cruza o rio em direcção a Alcoutim. Sob o repicar dos sinos, a imagem desembarca na vila portuguesa e é recebida na Capela de Santo António. Depois de prestadas as devidas homenagens a imagem é novamente colocada no barco seguindo o percurso de regresso a Sanlúcar.

Visando consolidar esta tradição cultural, assim como o fortalecimento dos laços que unem as duas comunidades, tanto as festas, que incluem desde há alguns anos a esta parte um dia dedicado a Portugal, como a procissão fluvial, contam com o apoio da Comissão Cultural de festas de Sanlúcar del Guadiana, das autoridades religiosas, da Associação Transfronteiriça ATAS e do Município de Alcoutim.

1 comentários:

Anónimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!