4.9.09

Portimão - 35º Salão Internacional de Fotografia do Algarve 2009

35º Salão Internacional de Fotografia do Algarve
Data: 05 a 10 de Setembro de 2009
Local: Zona Ribeirinha de Portimão (junto antiga lota)

Entre 5 e 19 de Setembro, a Zona Ribeirinha de Portimão volta a apresentar a mostra dos melhores trabalhos fotográficos recebidos no 35º Salão Internacional de Fotografia do Algarve, numa tenda instalada junto à antiga Lota.

A inauguração oficial está marcada para as 19h00 do dia 5 de Setembro, seguindo-se a palestra “Mulher, Formas e Momentos”, a cargo do conhecido fotógrafo João de Castro, que irá falar sobre a evolução da fotografia, focando em particular a sua actividade artística, que incide no universo feminino.
No mesmo espaço onde podem ser vistas as melhores imagens do Salão, estará também patente uma exposição que reúne fotografias de alguns profissionais portugueses convidados pela organização, nomeadamente João Taborda, Luís Louro, Manuel Abranches, Miguel Veterano, Gaspar de Jesus e João de Castro, entre outros.
O Salão Internacional de Fotografia do Algarve é organizado pelo Racal Clube, com apoio da Câmara Municipal de Portimão, tendo recebido este ano 5572 trabalhos de 1456 fotógrafos, oriundos de 55 países. O júri do concurso atribuiu o prestigiado “Grande Prémio Algarve” aos seguintes participantes: Victor Coucosh (França) na modalidade Monocromos; Javier Efiap (Espanha) - Cores; Chris Morton (Inglaterra) - Natureza; e Davut Akbulut (Turquia) - Digital.
A extensa lista de premiados no 35º Salão Internacional de Fotografia do Algarve pode ser consultada em: www.racal.clube.pt.
O certame é o único em Portugal a receber os altos patrocínios da The Internacional Federation of Photographic Art – FIAP e da Photografic Society of America – PSA, máximos representantes da fotografia mundial, está incluído nos calendários internacionais de salões de fotografia e é considerado um dos mais significativos de todo o mundo.