4.9.09

Castro Marim - 2ª Desfolhada do Azinhal 2009

2ª Desfolhada do Azinhal
Data: 04 de Setembro de 2009
Hora: 21h00
Local: Eira dos Sobrais - Azinhal

Numa realização do Rancho Folclórico do Azinhal, a Eira dos Sobrais, na aldeia, sexta-feira, dia 04 de Setembro às 21.00 horas, vai ser palco da 2ª Desfolhada do Azinhal.
Trata-se de uma tradição antiga com origem nas lides agrícolas, o­nde as pessoas do campo se reuniam nas eiras ao serão para, em conjunto, separarem a espiga (ou maçaroca do milho) da planta, depois de colhidas as extensas plantações.
Nesta prática, à medida que se desfolha amontoam-se as espigas em cestos de cana que depois de cheios, são despejados em canastras. Outrora os jovens participavam entusiasmados nas desfolhadas, também conhecidas como descamisadas, sempre na esperança de encontrar milho – rei ou rainha - espiga vermelha para poderem dar um beijo ou um abraço à namorada (quando a pessoa que desfolhava encontrava a espiga, tinha de dar um abraço a todos os participantes).

A 2ª Desfolhada no Azinhal na Eira dos Sobrais irá contar com dezenas de participantes, entre mulheres e homens, que animados pelos sons de concertina, vão aguardar, impacientemente, para saber a quem vai tocar o rei (milho vermelho).
A Câmara Municipal de Castro Marim associa-se a esta iniciativa, que visa recuperar as memórias e as tradições das gentes da nossa terra.

0 comentários: