1.9.09

Faro - AMÁLIA por RUI BAETA e RUBEN ALVES

AMÁLIA por RUI BAETA e RUBEN ALVES
Local: Teatro das Figuras
Data: 18 de Setembro de 2009
Hora: 21H30

Rui Baeta e Ruben Alves juntam-se em concerto para homenagear a maior intérprete de música portuguesa do século XX.


Rui Baeta e Ruben Alves juntam-se em concerto para homenagear a maior intérprete de música portuguesa do século XX. A densidade emocional dos poemas que cantava, alguns escritos pela própria Amália, e a qualidade musical dos seus fados são as razões que levaram à elaboração deste concerto.
“Sou cantor de ópera, mas a liberdade vocal e interpretativa que sinto quando canto fados como Gaivota ou Maria Lisboa é incomparável a qualquer outro género musical”, diz Rui Baeta a propósito deste seu novo desafio.
Ruben Alves, pianista de jazz e autor dos arranjos musicais deste projecto funde o seu piano com a voz de Rui Baeta, sugerindo paisagens sonoras que nos levam até às raízes da cultura portuguesa, cruzando fronteiras com a world music.

Programa e alinhamento

Lisboa Antiga.
Brasil.
Fado Português.
Estranha Forma de Vida.
Gaivota.
Antes do Tempo (piano solo).
Maria Lisboa.
Medley popular - São Caracóis, A Casa da Mariquinhas, Malhão.
Foi Deus.
Fado Amália.
Meu Limão de Amargura (Meu Amor, Meu Amor).
Solidão/Canção do Mar.
Povo que Lavas no Rio.
Lá Vai Lisboa.


“Para honrar a memória de Amália com saudade da sua presença tão forte, com gratidão pelo que nos deu e continua a dar de encantamento, de beleza, de revelação. E de reconhecimento pelo muito que prestigiou Portugal e projectou a nossa cultura no Mundo.”

Jorge Sampaio, Ex-Presidente da Republica pela ocasião da transladação dos restos mortais de Amália para o Panteão Nacional

0 comentários: