7.5.09

V.R.S. António - Estupeta Gigante e Congresso do Atum 2009



A Confraria do Atum vai realizar uma Estupeta Gigante no próximo dia 9 de Maio, sábado, em Vila Real de Santo António.

O evento terá lugar na Praça Marquês de Pombal, a partir das 17h00, onde será confeccionada e degustada a maior estupeta de sempre, com 500 Kg, e promete prolongar-se pela noite.

Trata-se de promover um produto emblemático da gastronomia vila-realense, constituído por atum (tratado de forma específica), tomate, pimento e cebola, temperado com azeite e vinagre.

Esta é uma das várias especialidades de atum, transformado na única fábrica do género que existe no país, situada em Vila Real de Santo António,

A Confraria do Atum, recentemente criada nesta cidade, organiza também no fim-de-semana de 8, 9 e 10 de Maio, o I Congresso do Atum, que decorrerá nesses três dias no Centro Cultural António Aleixo.

Na sessão de abertura do Congresso, dia 8, a partir das 18h00, está confirmada a participação da ilustre vila-realense D.Maria José Ritta e também do Prof. Carvalho Rodrigues, que dissertará sobre o tema “Sonhar o baixo”.

O I Congresso do Atum terá várias comunicações e debates sobre temas das àreas da gastroniomia , especialidades, transformação do atum, recursos pesqueiros, métodos de captura, entre outros e será acompanhado por uma exposição sobre a temática do atum no mesmo local.

0 comentários: