15.5.09

Olhão - 1ª Semana do Bébé de Olhão 2009

Realiza-se de 19 a 25 de Maio de 2009 a 1ª Semana do Bebé de Olhão, organizada pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP e o ACES Central – Gasmi Olhão, e com o apoio da Câmara Municipal de Olhão, com o intuito de consciencializar e sensibilizar as famílias para a promoção da saúde mental infantil.


Ao reforçar factores de protecção na primeira infância, contribui-se para uma sociedade mais saudável, em todos os sentidos.

Esta iniciativa pioneira no Algarve, dirigida à comunidade em geral, reforça a ideia sobre como são fulcrais os laços afectivos entre os vários elementos da família, com o objectivo de promover as competências parentais e consequentemente o desenvolvimento do bebé.
Durante esta semana irão decorrer várias actividades como concursos (montras, fotografia e trabalhos escolares); atribuição do prémio ao «Bebé Estrela» (o primeiro bebé a nascer no Concelho de Olhão durante o decorrer da semana), apadrinhado por uma figura pública; a atribuição de uma árvore a cada bebé nascido durante a semana; um passeio convívio de bebés a 24 de Maio (domingo).

Contando com a participação activa de várias entidades e instituições concelhias e regionais, também irão decorrer durante os dias 22 a 24 de Maio múltiplas iniciativas informativas e lúdicas, na Feira da I Semana do Bebé de Olhão no Jardim do Pescador Olhanense, perto do Mercado Municipal em Olhão.

Serão, ainda, realizadas palestras e oficinas sobre a Primeira Infância, onde serão abordados temas tais como «O Desenvolvimento da Criança - o papel da Família e da Comunidade», «Segurança Rodoviária», «A Importância do Brincar», «Aleitamento Materno», «Nutrição Infantil», entre outros.

Para além da contribuição de um vasto leque de profissionais de saúde e outros especialistas a nível regional e nacional, confirma-se a presença de nomes conceituados como Prof. Doutor Salvador Célia, Psiquiatra da Infância e Adolescência de Porto Alegre, mentor deste projecto no Brasil; Meritíssimo Juiz Dr. Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco; Dr. AugustoCarreira, Psiquiatra da Infância e Adolescência e Director da Clínica Parque do Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânia; Dr. Pedro Caldeira, Pedopsiquiatra da Unidade da Primeira Infância do Hospital D. Estefânia; Dr.ª Beatriz Pena, Presidente da Associação de Psiquiatria da Infância e da Adolescência; Dr.ª Maria José Gonçalves, Presidente da Associação «Ser Bebé»; Dr. Luís Simões Ferreira, Director do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital D. Estefânia; entre outros.

Para fechar a 1ª Semana do Bebé de Olhão será realizado um Seminário a 25 de Maio intitulado «Conversas sobre mim…» no novo Auditório Municipal de Olhão, com a presença da Sra. Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge.

A Primeira Semana do Bebé de Olhão é realizada com o apoio da Câmara Municipal de Olhão e o patrocínio de várias entidades.

0 comentários: