30.5.09

Loulé - 6.º Festival MED 2009




Data: 24 a 28 de Junho de 2009
Org.: Câmara Municipal de Loulé


O alinhamento no MED 2009 é composto por 17 bandas e artistas, que irão dar espectáculo nos palcos da Matriz e da Cerca, os dois palcos principais do festival.

Uma das mais conceituadas vozes da world music, Rokia Traoré, que recentemente foi considerada a Melhor Artista World Music pela Songlines, encerrará a edição deste ano do Festival MED, com uma actuação agendada para dia 28 de Junho.

O MED 2009 tem início no dia 24 de Junho com o concerto de Rabih Abou Khalil, que vem a Loulé apresentar “Em Português”, o seu mais recente trabalho, qualificado por Ian Patterson, do site All About Jazz como “uma mistura entre a poesia do fado, o espírito do blues e a imaginação de Abou Khalil”.

Ainda no dia 24 sobem ao palco os franceses Moriarty, sendo que a música prossegue noite dentro com as belas sonoridades dos primeiros repetentes do festival, os argentinos Bajofondo, banda de compositores, cantores e artistas liderada por Gustavo Santaollala.

No segundo dia do MED, a zona histórica de Loulé recebe Eneida Marta, cantora natural da Guiné-Bissau, artista da fusão entre géneros musicais, da morna ao flamenco, do gospel ao jazz.

A segunda actuação da noite cabe aos Ojos de Brujo, colectivo barcelonista que visita Portugal apenas pela segunda vez, depois do Festival Sudoeste, em 2007.

Depois da banda de “Techarí”, serão as sonoridades reggae de Horace Andy a fazer-se ouvir. Histórico deste género musical, Andy é à muito um dos grandes embaixadores do roots reggae e do dub em todo o mundo.

Na sexta-feira, dia 26, as festividades começam no palco da Cerca, com a música dos Donna Maria, para de seguida subir ao palco da Matriz um dos maiores destaques do festival, a Orquesta Buena Vista Social Club, o mais antigo e reconhecido colectivo de músicos cubanos que ganhou notoriedade em 1997 através do documentário homónimo de Wim Wenders.

A noite de sexta-feira encerra com a actuação de Pitingo, a nova coqueluche do flamenco e do francês DJ Click.

Já no fim-de-semana, a quarta noite do MED abre com Siba e a Fuloresta, para depois seguir com um dos grandes nomes do fado, Camané, que vem apresentar ao público algarvio músicas do seu álbum editado em 2007, “Sempre de Mim”.

O alinhamento de dia 27 continua com o som da cabo-verdiana Lura, e do seu mais recente trabalho, “Eclipse”, para terminar depois em beleza com os blues de Justin Adams & Juldeh Câmara.

No último dia do festival, cabe ao finlandês Kimmo Pohjonen Uniko abrir a noite com a sua música e espectáculo visual muito especial, não sendo difícil encontrar vestígios de folk, electrónica e música experimental, entre muitos outros ritmos do mundo no som produzido por este artista.

Depois do acordeão de Kimmo Uniko, sobe ao palco da Matriz a orquestra La Notte della Taranta, liderada por Stewart Copeland, mais conhecido por ser o baterista dos ingleses The Police.

Tal como já foi referido, a honra de encerrar o MED 2009 cabe a Rokia Traoré, cantora natural do Mali. A poderosa voz da cantora far-se-á ouvir no palco da Cerca.

Para além da música, ao longo dos cinco dias do festival decorrerão ainda diversas manifestações artísticas e culturais, como a pintura, a gastronomia, o artesanato, o teatro e a animação de rua, actividades que trarão por certo muita animação ao centro histórico de Loulé, de 24 a 28 de Junho.

Cartaz dos palcos principais do MED 2009:
Dia 24

Rabih Abou Khalil “Em Português” (Líbano / Portugal)

Moriarty (França)

Bajofondo (Argentina)

Dia 25

Eneida Marta (Guiné Bissau)

Ojos de Brujo (Espanha)

Horace Andy & Dub Asante (Jamaica)

Dia 26

Donna Maria (Portugal)

Orquesta Buena Vista Social Club ®

(Cuba)

Pitingo (Espanha)

DJ Click Live (França)

Dia 27

Siba e a Fuloresta (Brasil)

Camané (Portugal)

Lura (Cabo Verde)

Justin Adams & Juldeh Camara (Inglaterra / Gambia)

Dia 28

Kimmo Pohjonen Uniko (Filândia)

La Notte Della Taranta feat. Stewart Copeland

(Italia / USA / Grécia)

Rokia Traoré (Mali)

0 comentários: