25.5.09

Faro - Concerto Promenade



CONCERTO PROMENADE | QUADROS DE UMA EXPOSIÇÃO, M. Mussorgsky
Teatro das Figuras
31 de Maio de 2009 às 12H00

Mussorgsky respondeu a uma exposição específica na composição desta obra. O seu amigo Viktor Hartmann, um notável jovem arquitecto e pintor, morreu em 1873, e, no ano seguinte, foi organizada uma exposição em memória dos seus trabalhos em S. Petersburgo. Mussorgsky registou os seus pensamentos numa composição para piano que compôs como um gesto adicional em sua homenagem. Essa composição instrumental só foi divulgada cinco anos após a morte do próprio Mussorgsky; durante algum tempo, foi alvo de pouca atenção por parte de pianistas, mas as suas capacidades orquestrais foram imediatamente reconhecidas.

Os dez retratos que Mussorgsky descreve são: um quebra-nozes com forma de gnomo; um trovador lamentoso a cantar junto a um antigo castelo; crianças a brincar e a gritar energicamente num parque; um carro de bois polaco que se arrasta pesadamente; um bailado de pintainhos a sair dos ovos; uma discussão entre dois judeus da Varsóvia, um deles arrogante e presunçoso, e o outro pobre e gárrulo; o barulho de mulheres e vendedores no mercado; a escuridão misteriosa e ecoadora das catacumbas sob Paris; a cabana de uma grotesca feiticeira dos contos tradicionais russos; e o esboço de uma enorme passagem para Kiev. Mussorgsky claramente escolheu estes temas pela variedade de estados de espírito que evocavam e pelas oportunidades que apresentavam para uma vasta variedade de descrições musicais.

Esta obra para orquestra foi alvo de diversos arranjos, sendo o de Ravel o mais conhecido. A versão que hoje ouvimos é das mais recentes e é obra do compositor inglês, Alan Gout.

Co-Produção: TMF, Orquestra do Algarve e Caixa Geral de Depósitos

0 comentários: