Após a 2ª Grande Guerra Mundial, as crianças de todo o Mundo enfrentavam grandes dificuldades, a alimentação era deficiente, os cuidados médicos eram escassos. Os pais não tinham dinheiro, viviam com muitas dificuldades, retiravam os filhos da Escola e punham-nos a trabalhar de sol a sol. Mais de metade das crianças europeias não sabia ler nem escrever.
Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas que se comemorasse um dia dedicado a todas as crianças do Mundo.
Os Estados Membros das Nações Unidas, - ONU - reconhecendo que as crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, necessitam de cuidados e atenções especiais, precisam de ser compreendidas, preparadas e educadas de modo a terem possibilidades de usufruir de um futuro condigno e risonho, propuseram o Dia 1 de Junho, como Dia Mundial da Criança.
No âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Lagos vai realizar diversas actividades para as crianças do concelho. Também, neste dia, apresenta o livro “Um grande Edifício, mas abstracto...”, da autoria de Sílvia Teixeira, funcionária da CPCJ de Lagos.
Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente a autarquia terá a decorrer um conjunto diversificado de actividades de informação, animação e sensibilização, na sua maioria destinadas à população estudantil do concelho.
Programa:
Dia 1
Comemoração do Dia Mundial da Criança
Org.: Câmara Municipal de Lagos
9h30 às 18h00
Brincadeiras no Parque
Local: Parque da Cidade
No Parque da Cidade, estarão “estacionados” insufláveis, vão decorrer alguns ateliers (CPCJ, Ludotecas: Jogos tradicionais e Centro Ciência Viva de Lagos) e haverá oferta de guloseimas.
19h00
Lançamento do Livro “Um grande Edifício, mas abstracto...” de Sílvia Teixeira
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Destinatários: Público em geral
O Livro: «Um grande edifício…mas abstracto!» fala-nos de histórias de vida de crianças e jovens em risco sinalizadas à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do nosso concelho. A autora considera cada uma das crianças e jovens grandes edifícios abstractos. E a partir daí escreve sobre eles.
É um livro de histórias de “edifícios interiores” em sofrimento, sem telhas e sem paredes e que só desejam ser decorados com cores quentes e aconchegantes. Querem ser belos, habitados, comemorar as datas importantes como a de um simples aniversário... Querem simplesmente que alguém com olhar doce, olhe por eles.
Dias 3 a 15
Comemorações do Dia Mundial do Ambiente
Org.: Câmara Municipal de Lagos
Dias 3 a 15
Exposição “Vamos Plantar o que Comemos”
Local: Mercado da Avenida e Mercado de Santo Amaro
Exposição dos trabalhos e das actividades desenvolvidas pelas escolas, no âmbito do Projecto de Educação Ambiental “Vamos Plantar o que Comemos”, com o objectivo a população em geral para esta temática.
Dia 4 | 15h30 às 17h00
Seminário “Energias Renováveis em contexto escolar”
Local: Espaço Jovem
Destinatários: Alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Dias 4 e 5 | 10h00 às 12h30 e 13h30 às 16h00
Jogos Temáticos
Local: Praça Gil Eanes
Nestes dois dias estarão disponíveis na Praça Gil Eanes diversos painéis informativos para consulta e jogos temáticos subordinados aos seguintes temas: Alimentação Saudável e Agricultura Biológica; Animais; Água; Energia; Resíduos e Ciência Divertida (Centro de Ciência Viva).
Dia 6 | 10h30 às 12h30 e 14h00 às 16h30
Oficina “Brincar com os Resíduos”
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Destinatários: Auxiliares da Acção Educativa e Animadoras
Inscrições (gratuitas) abertas até dia 5 de Junho
25.5.09
Lagos - Dia Mundial da Criança e do Ambiente 2009
Publicada por Algravio à(s) 5/25/2009 09:28:00 da manhã
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário