2.12.09

Aljezur - Festival da Batata-doce de Aljezur 2009



Festival da Batata-doce de Aljezur
Data: 04 a 06 de Dezembro 2009
Local: Pavilhão de Feiras
Horário:
Sexta-feira (04/12): das 18:00h às 24:00h
Sábado (05/12): das 12:00h às 24:00h
Domingo (06/12): das 12:00h às 23:00h

Entrada: gratuita
Informações: Gabinete de Turismo – 282 990 010, ou CADE – 282 990 020

Numa iniciativa organizada pelo Município de Aljezur e pela Associação de Produtores da Batata-doce de Aljezur, o FESTIVAL DA BATATA-DOCE DE ALJEZUR destaca mais uma edição onde, na gastronomia ligada ao campo e ao espaço rural, a batata-doce ocupa um lugar cimeiro.

É nesta região, fruto de condições ambientais únicas que permitem um harmonioso crescimento das famosas “raízes de pele castanho avermelhada e polpa amarela”, que se encontra a maior área de produção da célebre batata-doce – A Batata-Doce de Aljezur. O sol, as terras, as águas, o ar não poluído e o clima da região fazem destas batatas-doces um produto de sabor diferente e de reconhecida qualidade. É também um produto natural, comercialmente designado por cultura “biológica”, uma vez que não é afectada por nenhuma praga ou doença que justifiquem a aplicação de pesticidas. Assim, esta é uma das poucas culturas que nunca recebem qualquer tratamento fitossanitário.

Atendendo ao enorme potencial que a “Batata-Doce de Aljezur” representa para o desenvolvimento do concelho, sendo já um produto certificado com Indicação Geográfica Protegida, este evento constitui hoje um importante espaço de promoção dos recursos e actividades que lhe estão associados, como a agricultura, a indústria, o comércio, o turismo ou os serviços, não deixando de parte os recursos culturais, sejam eles a gastronomia, o artesanato, os ofícios, as tradições, a natureza, ou o património, observados segundo uma lógica integrada e de complementaridade.

Este ano o certame terá uma novidade… workshops de cozinha, onde a batata-doce impera, serão apresentados por cozinheiros reconhecidos a nível regional e por outros nomes conhecidos do público. Também provas de vinhos, e outras demonstrações culinárias serão motivo de atracção neste Festival.

0 comentários: