2.12.09

Loulé - Festa em honra de Nossa Senhora da Conceição

Festa em honra de Nossa Senhora da Conceição
Data: 7 e 8 de Dezembro de 2009
Hora: (ver programa)
Local: Cidade de Quarteira

A cidade de Quarteira acolhe ~dias 7 e 8 de Dezembro a celebração da festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos Pescadores de Quarteira e de Portugal.

Programa

Destaque para a procissão de dia 7 de Dezembro, pelas 21:00 horas, quando a imagem da Santa Padroeira sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e segue até à Igreja de São Pedro do Mar.

No feriado de dia 8 tem lugar a Eucaristia, na parte da manhã, e, na parte da tarde, tem inicio a procissão que leva a imagem a percorrer as artérias da cidade e ainda a embarcar numa viagem até ao seu Porto de Abrigo.

À noite não faltará a música e ainda um espectáculo de fogo de artifício.

A Festa da Nossa Senhora da Conceição tem raízes culturais profundas (a imagem foi encontrada nas redes pelos pescadores há mais de 200 anos) na comunidade piscatória e em todos os quarteirenses.

Para além das novenas e de outras celebrações religiosas, destaca-se ainda no dia 8 de Dezembro o desfile das embarcações de pesca engalanadas que acompanham a procissão religiosa, seguido da Bênção do Mar que desde o ano de 2000 é efectuada no novo Porto de Pesca de Quarteira onde foi erigida uma pequena capela para acolher a Santa.

Reza a curta história desta capela que recebe os pescadores no seu regresso do mar, que no mesmo ano em que foi erigida, protegeu as embarcações de um violento temporal que se abateu na costa do Algarve, apesar dos estragos materiais provocados.

O programa da festa é uma organização conjunta da Paróquia e da Junta de Freguesia de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

1 comentários:

ANTONIO LOPES disse...

Caros (as) amigos (as);

PROPOSTAS DE ESPECTÁCULOS:


LUCAS & MATHEUS (dupla brasileira)
18 anos de carreira em Portugal. Brevemente no mercado o 18º cd (editora Espacial).
Espectáculos em playback (com ou sem bailarinas) ou com banda (12 pessoas em palco, 8 músicos, 2 bailarinas e a dupla).
Romantismo quanto baste, mas fundamentalmente a animação com as canções mais ritmadas.
Os concertos são simplesmente fabulosos.
Site:
www.lucasematheus.com


LÉO & LEANDRO (dupla brasileira)
3 anos de carreira em Portugal. Brevemente no mercado o 3º cd (editora Espacial).
Espectáculo em playback (com ou sem bailarinas) ou com banda (10 pessoas em palco, 6 músicos, 2 bailarinas e a dupla).
Romantismo quanto baste, mas fundamentalmente a animação com as canções mais ritmadas.
Os concertos são surpreendentes.
Site: www.leoeleandro.com.pt


BANDA CORAÇÃO SERTANEJO
Um grande projecto. Sairá brevemente o seu 1º cd editado em Portugal pela editora Espacial. Na linha das bandas brasileiras Calcinha Preta e Calypso, pretende ir de encontro ás pretensões do nosso mercado. Animação total, com repertório próprio e também interpretando os grandes sucessos da música do Brasil. O cd será composto por 12 canções inéditas abarcando diversos estilos, tais como: FORRÓ, CARIMBÓ, CALYPSO, BAIÃO, SERTANEJO, etc.
A banda será composta por 6 músicos, um casal de bailarinos (trajados a preceito), um vocalista e uma vocalista. Um concerto imperdível.
Site: brevemente

AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON
Formado há 10 anos, com 9 cd´s editados lançarão brevemente o 10º através da editora Espacial, composto por 12 canções inéditas.
A música de baile no seu estado mais puro, 100% portuguesa. Na melhor tradição do bailarico de aldeia, são 3 horas consecutivas de temas só para dançar sem parar.
Esta banda é das mais solicitada para actuações em festas populares, o que atesta de facto a sua qualidade e prestígio.
Site:
www.ivason.com

Nota: Aguardo o vosso contacto para mais informações.

ANTÓNIO LOPES (913729192/960195669/email:
antonio.alproducoes@gmail.com)