26.3.09

Tavira - Festa Pascal 2009

As celebrações da festa Pascal, em Tavira, serão marcadas pela Procissão dos Passos (29 de Março), Procissão do Triunfo (05 de Abril) e Procissão do Enterro do Senhor (10 de Abril).

A Procissão dos Passos terá lugar, no dia 29 de Março, pelas 15h30, com saída da Igreja de São Francisco.
Esta retrata a invocação a Jesus Cristo e o trajecto por ele percorrido, desde a sua condenação à crucificação. A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitaram os locais sagrados de Jerusalém e reproduziram, espiritualmente, este caminho, sob diversas formas, nomeadamente, procissões.

A procissão do Triunfo decorrerá, no dia 05 de Abril, no Domingo de Ramos, pelas 16h00, com saída da Igreja do Carmo. Esta procissão, organizada pela Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo do Monte, é composta por nove andores de talha dourada, os quais descrevem a vida de Cristo, desde o Monte das Oliveiras até à sua morte. Existem registos que dão conta que esta manifestação religiosa já se organizava, no ano de 1789, pela Ordem Carmelita da cidade de Tavira. Em Portugal, as procissões no Domingo de Ramos eram da responsabilidade dos irmãos carmelitas.

A procissão do Enterro do Senhor terá lugar, no dia 10, Sexta-feira Santa, pelas 21h00, a partir da Igreja da Misericórdia, sendo o seu percurso iluminado pela luz de várias centenas de velas. Este acto religioso foi estabelecido, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações tradicionais da Semana Santa.

0 comentários: