6.3.09

Monchique - XVI Feira dos Enchidos Tradicionais da Serra de Monchique 2009



Nos próximos dias 7 e 8 de Março, Monchique recebe a XVI Feira dos Enchidos Tradicionais da Serra de Monchique.
O certame vai decorrer, entre as 10h00 e as 22h00, no Heliporto Municipal da Vila de Monchique e conta já com cerca de meia centena de expositores. Aqui os visitantes podem experimentar - o saber fazer, o saber utilizar, o saber aproveitar - o verdadeiro gosto da tradição através dos já reconhecidos enchidos, do excelente medronho e mel da região, da singularidade do artesanato local, dos deliciosos doces e dos pratos típicos da gastronomia local, confeccionados à base de carne de porco preto.
A animação musical vai ser uma constante, tendo este ano como cabeças de cartaz os DEOLINDA, no dia 7 de Março, e o artista EMANUEL no dia 8 de Março, que sobe ao palco pelas 18h00, espectáculos que serão complementados com acções itinerantes de música popular.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Monchique mantém o seu esforço no sentido da recuperação e promoção das especificidades locais – as tradições, o artesanato, a gastronomia – apostando na promoção de um turismo sustentável em espaço rural.
Sendo a singularidade da gastronomia Monchiquense um factor de atracção inegável no contexto regional, que importa explorar cada vez mais e melhor, integrada no certame será dinamizada uma Mostra Gastronómica à qual aderiram, este ano uma dezena de restaurantes do concelho: “Charrette”, “Palmeirinha dos Chorões”, “Estalagem Abrigo da Montanha”, “Teresinha”, “Jardim das Oliveiras”, “O Fernando”, “Luar da Fóia”, “Tasca do Petrol, “Paraíso da Montanha”, “O Planalto” e "O Parque".
A Feira dos Enchidos Tradicionais é uma iniciativa promovida e organizada pela Câmara Municipal de Monchique, com o apoio da Direcção Regional de Agricultura do Algarve, Associação dos Produtores de Enchidos de Monchique, Região de Turismo do Algarve, ALGAR S.A., Caixa Geral de Depósitos, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Caixa de Crédito Agrícola do Algarve, Delta Cafés, Sociedade das Águas do Algarve S.A e Turismo do Algarve.

0 comentários: