27.3.09

Rally Portugal 2009 - Super Especial I - Estádio do Algarve








Após cinco dias de trabalho, a pista construída no Estádio Algarve para as duas super especiais do Rally de Portugal ficou concluída esta quinta-feira, com a execução da fase de asfaltamento. Cerca de seis dezenas de funcionários da empresa Tecnovia começaram a trabalhar poucas horas depois do final da Taça da Liga, entre Benfica e Sporting, dividindo o seu trabalho em três turnos. “Foi feito um trabalho excelente, diria extraordinário, pela empresa, que concluiu a pista mais rápido do que se esperava”, disse ao Região Sul o responsável do Automóvel Clube de Portugal pela execução da pista, Martins da Silva. A entrega da pista, que este ano é maior em cerca de meio metro, estava prevista para a próxima segunda-feira mas a empresa conseguiu assim concluir o troço em tempo recorde, com três dias de antecedência. As escavadoras trabalharam em ritmo acelerado na formação e terraplanagem da pista, antes de se dar início, quarta-feira, ao asfaltamento, finalizado quinta-feira, um trabalho que contou com a ajuda «especial» do clima. A pista deverá ser testada na próxima segunda-feira de manhã por Vítor Teodósio, irmão de Ricardo Teodósio, o único piloto algarvio que participará no Rally de Portugal, que decorre entre 2 e 5 de Abril.
Todo o processo de remoção e colocação de um novo relvado deverá custar ao ACP, segundo Martins da Silva, pelo menos 500 mil euros, mais do que em 2007, até porque agora “há ligeiras mudanças”, como os prazos mais apertados, a largura da pista e a rampa de saltos.
O presidente do conselho de administração do Parque das Cidades, Rogério Gomes, adiantou ao Região Sul que o ACP terá de entregar o novo relvado no dia 24 de Abril, permitindo que Farense e Louletano ainda possam jogar no recinto esta temporada. “Será conveniente, para o relvado assentar, criar raízes, só se jogar uma semana depois. Mas teremos cá as últimas jornadas da fase de subida da III Divisão Nacional”, disse. Vale a pena… O responsável frisa que “vale a pena” cortar o «produto» futebol durante algum tempo para ter, no Estádio Algarve, as super especiais. “Para ter aqui o rali, formato campeonato do mundo, vale. É um evento de enorme importância”, disse, lembrando, de acordo com um estudo da Universidade do Algarve, que o Rally de Portugal de 2007 foi “o evento mais rentável de sempre para a economia algarvia”.
Por outro lado, a venda de bilhetes está a decorrer a bom ritmo e, segundo fonte do ACP, tudo aponta para lotação esgotada no Estádio Algarve. Os ingressos podem ser obtidos em postos da BP aderentes ou nas instalações do ACP.

0 comentários: