3.4.09

Tavira



No âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, o Serviço Educativo do Palácio da Galeria/ Museu Municipal de Tavira tem previsto, para dia 07 de Abril, em Cachopo, a partir das 10h30, a actividade “Moinhos, Moleiros e Mestres Construtores”.

Trata-se de uma acção de descoberta da actividade moageira da freguesia de Cachopo e visa revelar as histórias e lendas de moleiros, os processos construtivos tradicionais na execução de alvenarias de xisto e da cobertura em palha de centeio de um moinho de vento e os sabores ancestrais associados.

Do programa deste dia consta o seguinte:

10h30: Sessão de abertura
Funcionamento do Moinho Branco de Cachopo, interpretação dos engenhos de um moinho de cabresto e descodificação das diferentes peças constituintes e processos construtivos.
Orientação: Marta Santos (arquitecta), Custódio Campos (moleiro) e Manuel Xavier (mestre construtor)
Local: Moinho Branco de Cachopo

12h30: Almoço

14h00- 14h30: Núcleo Museológico de Cachopo
Visita guiada à exposição “A Vida da Serra”

15h00: Mostra de Documentários
Apresentação de documentários com a presença do realizador Jorge Murteira (antropólogo) e dos protagonistas Manuel Xavier e Custódio Campos
Local: Escola EB1 de Cachopo

15h15: Documentário “O Moinho Branco de Cachopo”
Realização, imagem e produção: Magoo Audiovisuais
Ano: 2007

16h00: Documentário “Diário de um Moleiro”
Realização e imagem: Joana Cartaxo (antropóloga)
Produção: Armanda Carvalho e Miguel Gaspar
Ano: 2004

16h30: Sessão de encerramento

A acção destina-se ao público escolar e geral e terá como ponto de encontro o Terminal Rodoviário, pelas 09h30. A inscrição, gratuita e obrigatória, deverá ser feita, no Palácio da Galeria/ Museu Municipal de Tavira. A autarquia disponibiliza transporte a 18 pessoas para o percurso Tavira- Cachopo e a 32 pessoas para as deslocações na freguesia de Cachopo.

“Moinhos, Moleiros e Mestres construtores” integra a actividade “Moinhos Abertos” da Rede Portuguesa de Moinhos com a colaboração da TIMS- Secção Portuguesa da Sociedade internacional de Molinologia.

0 comentários: