24.4.09

Loulé / Alte - XV Semana Cultural da aldeia 2009




Entre os dias 25 de Abril e 1 de Maio, a aldeia de Alte recebe a XV Semana Cultural, num evento que reúne espectáculos de música, teatro, dança, exposições, gastronomia e actividades desportivas. Mas este ano a festa faz-se também com uma mostra de arte em homenagem à população local, a inauguração de um equipamento cultural - Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte - e o lançamento da página de Internet da Junta de Freguesia.

"Homenagem às gentes de Alte" é o nome do conjunto de exposições que vão estar patentes ao público em vários pontos da freguesia. Esta mostra é composta por várias áreas: pintura (Adão Contreiras e Adolf Carvalho), arte urbana (Midi), escultura (Pinto da Silva), artes e multimédia (Elisabete Ribeiro e Daniel Viera) e cerâmica (Nélson Martins, Tó Quintzas e 4 Elementos Cerâmica e Azulejo).

Mas o programa de actividades arranca na manhã do 25 de Abril, pelas 10h00, com o 11º Passeio/Maratona de BTT, um dos mais prestigiados eventos do género no país, que conta com cerca de 2 mil participantes. A prova integra quatro níveis: nível 1 - Infantil/Familiar (16 Km); nível 2 - Passeio (29 Km); nível 3 - Meia-Maratona (54 Km); e nível 4 - Maratona Lazer e 2.ª Prova da Taça de Portugal XCM (80 Km).

Segue-se uma Festa Gastronómica, onde não vão faltar os petiscos típicos, e Mostra de Artesanato, com animação musical, na Fonte Pequena. Haverá ainda um espectáculo de danças flamencas pela Academia Calblanca de Espanha (16h30), música tradicional portuguesa com "Os Pardalitos" (17h00) e espectáculo com o grupo "Amar Guitarra" (19h00).

A animação musical prolonga-se pela noite dentro com a actuação da "Banda Gerações" (21h30) e do concerto conjunto do grupo Al-Mouraria e Corvos (22h30), um projecto inovador que une dois grupos de áreas tão diferentes mas que resulta num "casamento perfeito".

No domingo, 26 de Abril, a par da mostra de gastronomia e artesanato, espectáculos de acordeão (12h00), dança do ventre (16h00), actuação do grupo "Violas Campaniças" (17h00), Ju-Jytsu (18h00), fado (19h00) e música com João Paulo Cavaco (21h30) complementam a programação.

Para dia 27 as propostas são uma tarde de animação infantil (14h00) e um espectáculo de música tradicional açoriana (21h30), no salão da Casa do Povo, e no dia 28, há uma tarde de animação musical com baile de acordeão (14h00), na Casa do Povo, e actuação do Quarteto "Concordis", na Igreja Matriz (21h30). A revista à portuguesa "Diz que sim tenho ouviste dizer", do grupo Boa Esperança, sobe ao palco a 29 de Abril, pelas 21h30, na Casa do Povo.

A 30 de Abril é a vez da apresentação do site da Junta de Freguesia de Alte, às 16h00, da inauguração da escultura "O Cavaleiro", pelas 17h00, e, às 17h30, tem lugar a cerimónia de inauguração do Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte. À noite, a partir das 21h30, há Fado no Grupo Desportivo Serrano, em Monte Ruivo.

No feriado do 1 de Maio, como é tradição, estão previstos muito visitantes em Alte para celebrar as mais ancestrais tradições desta aldeia serrana. A cerimónia tradicional de Casamento com Boda e o Festival de Folclore marcam esta festa que constitui também um dos principais cartazes turísticos do interior algarvio.

Após a boda propriamente dita, onde não vão faltar os saborosos petiscos como os caracóis, bacalhau com alho, carapaus alimados, peixinhos da horta ou papas com ervilhas, e a saudação aos noivos, o auditório da Fonte Grande vai ser o palco de mais uma edição do Festival de Folclore, que conta com a participação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Joane, V.N.F., Rancho Folclórico de Retaxo (Castelo Branco), Rancho Folclórico da Associação Social Recreativa e Cultural de Pouca Pena (Soure) e Rancho Folclórico Rosas do Lena (Batalha).

A noite encerra com um baile.

Este ano, os responsáveis pelo evento decidiram prolongar as actividades até ao final de Maio e, nesse sentido, está prevista ainda outras iniciativas, nomeadamente uma Noite de Rock (2 de Maio, 22h00, na Fonte Pequena), um Passeio Equestre e Derby de Atrelagem (3 de Maio) e o lançamento dos livros "Os Animais da Cabeça", de Rui Dias Simões (8 de Maio, 21h00, Pólo Museológico) e "O Caderno do Algoz" (30 Maio, 21h30, Pólo Museológico).

0 comentários: