21.10.05

III Festival dos Descobrimentos - Lagos

III Festival dos Descobrimentos
Do Bojador às Índias

Mostrar ao mundo de aquém e de além-mar o que se fazia, o que se pensava, como se vestiam, alimentavam e divertiam os nossos antepassados nos séculos XV e XVI, é o desafio abraçado em conjunto pelos governantes do Burgo (Câmara Municipal) e demais Comitivas destacadas (Comissão Municipal dos Descobrimentos, Escolas e Associações Culturais, Recreativas e Desportivas do Município).
O evento anuncia-se em todo a parte e conta-se com a chegada em massa de gentes oriundas dos quatro cantos, sequiosas de animação e de festa.
Venha até Lagos e embarque nesta aventura!

Programa Geral

De 21 Out. a 13 Nov.
Roteiro Gastronómico
As Casas de Pasto do Burgo de Lagos apresentam, nestes dias, ementas do tempo dos Descobrimentos, através das quais dão a conhecer e a saborear as iguarias da época, num conjunto de repastos típicos de outrora, confeccionados à moda dos quatro cantos do mundo.

Visitas à Caravela Boa Esperança
Durante os dias festivaleiros é concedido o direito de visitar a Caravela Boa Esperança, ancorada no porto do Burgo de Lagos. Diz-se que é uma embarcação semelhante às usadas nas navegações de Descobrimento pelos portugueses na era quatrocentista.

Informações:
Posto de Informação Municipal
Largo Marquês de Pombal
Tel.: 282764111

Dia 24 Out.
Colóquio “A Física e os Descobrimentos”
Por causa da celebração do Ano Internacional da Física, as mentes iluminadas e ilustres navegantes dos tempos modernos convocam o Reino para falar das técnicas de navegação usadas pelos marinheiros portugueses durante as viagens marítimas.

Local: Auditório do Centro Cultural de Lagos
Horário: 9h00 às 19h/ Entrada Livre
Destinatários: Professores e alunos do Ensino Secundário / Público em geral

De 28 a 30 Out.
Exposição de Armaria dos séculos XV-XVI
Armas, indumentárias, guarnições e demais artefactos bélicos usados por bravos lusitanos nas conquistas de novas terras durante a era dos Descobrimentos.

Local: Fortaleza Ponta da Bandeira
Organização: Ordem da Cavalaria do Sagrado Portugal

Dias 28, 29 e 30 Out.
Feira Quinhentista
Conta quem sabe que mais do que lugares de trato de cousas comerciais as feiras daquele tempo eram um importante ponto de encontro entre gentes, onde se realizavam contratos, onde se trocavam notícias, onde se combinavam casamentos, onde se descosiam conflitos.
A Feira Quinhentista será um acontecimento mui importante para o Burgo Lacobrigense, pois espera-se que uma multidão de músicos, de saltimbancos, de curandeiros, de ervanários, procurem este lugar, para aqui venderem os seus produtos, ladaínhas e reboliços. Serão três dias e três noites de festança gorda.

Local: Ruas do Centro Histórico

Dias 28 e 30 Out.
Desfiles Históricos
Rufam os tambores. Soam as cornetas.
Artilheiros, cavaleiros e armeiros abrirão alas a El-Rei e à sua comitiva: nobres fidalgos, cortesãos, burgueses e burguesas desfilam pomposos perante o olhar curioso da multidão. Logo adiante surge o Cardeal, seguido por fileiras de frades e de freiras. Em último, como manda a regra, a plebe remata o desfile.
A assistência ficará pasmada, pois noutras bandas não há notícia de acontecimento igual.

De 29 Out. a 31 Dez.
Exposição “Zoologia dos Trópicos”
Nélson Leirner, do Brasil, e Jorge Dias, de Moçambique (África), com o talento e o engenho que lhes são reconhecidos em terras de além-mar, trazem ao Reino dos Algarves uma mostra de arte conceptualista.

Local: Centro Cultural de Lagos
Comissariado: António Pinto
Apoio: Faro, Capital Nacional da Cultura 2005

Dia 10 de Nov.
Exposição “Sagres: a escola que nunca existiu”
Tradições antigas rezam que no Sacro Promontório teria o Senhor Infante fundado uma escola de navegação. Por uma vez as crónicas infalíveis não falam verdade. A Escola de Sagres nunca existiu, mas se existisse... teria sido em Lagos.

Local: Fortaleza da Ponta da Bandeira

Dias 10 e 11 Nov.
III Jornadas Henriquinas “Do Bojador às Índias”
Foi por ordem do Infante D. Henrique que o navegador Gil Eanes, natural de Lagos, consegue no ano do Senhor de 1434 atravessar o Cabo Bojador, tão temeroso, abrindo um caminho que conduziria às longínquas Índias, que Colombo jurou ter descoberto. Mas equivocara-se nos cálculos astronómicos, e foi um ilustre lusitano, o grande Vasco da Gama, que levou os navios portugueses até ao mares e terras do Oriente. Insignes sábios de todas as Espanhas vêm a Lagos discutir os caminhos dos Descobrimentos.

Local: Centro Cultural de Lagos
Org. Científica: Doutor Rui Loureiro (Comissão Municipal dos Descobrimentos) e Doutor João Paulo Oliveira (FCSH/ Universidade Nova de Lisboa)

Informações e inscrições:
Comissão Municipal dos Descobrimentos
Casa da Janela Manuelina
Rua Henrique Correia da Silva, Lagos

Dia 11 Nov.
Pequeno Dicionário de História dos Descobrimentos
Um insigne cronista lacobrigense tomou a pena, para relatar aos seus conterrâneos os assinalados feitos dos marítimos lusitanos, que partindo das praias de Lagos passaram ‘inda além do Bojador.

Lançamento: 18h00
Local: Centro Cultural de Lagos

Até dia 13 Nov.
III Concurso de Vídeo “Lagos e os Descobrimentos”
Um torneio de objectivas, planos e sequências, para contar a História de Lagos dos Descobrimentos em forma de curta-metragem. Os vencedores receberão as honras no dia 27 de Janeiro de 2006, por ocasião das Comemorações da elevação de Lagos à categoria de Cidade.

Informações: consulte o regulamento.
Entrega de trabalhos: até 13 de Novembro.

Dia 13 Nov.
Comemoração do 545º Aniversário da Morte do Infante D. Henrique
Terá sido pelo ano do Senhor de 1460, em terras vizinhas (Sagres), que o Infante D. Henrique terminaria os dias, deixando para trás uma vida dedicada à epopeia dos Descobrimentos Portugueses. À memória de tão ilustre figura da História será colocada uma Coroa de Flores.

Local: Praça do Infante D. Henrique
Horário: 10h00 - 12h00
Organização: Associação de Municípios “Terras do Infante”

0 comentários: