9.6.05

OS OCEANOS in Wikipédia, a enciclopédia livre

Quase três quartos (71%) da superfície da Terra é coberta pelo oceano. Este corpo d'água global interconectado de água salgada é dividido pelos continentes e grandes arquipélagos em cinco oceanos, como segue:
Oceano Ártico
Oceano Atlântico
Oceano Índico
Oceano Pacífico
Oceano Antártico - a maioria dos cientistas não reconhece o Oceano Antártico como um oceano, mas como partes dos outros grandes oceanos.
As fronteiras entre os oceanos são estabelecidas pela Organização Hidrográfica Internacional. Regiões menores dos oceanos são conhecidas como mares, golfos, estreitos, etc.
Veja água do mar para uma discussão detalhada da composição da água do oceano, mais notavelmente sua salinidade.

Exploração
O estudos dos oceanos da Terra é chamado oceanografia. As viagens na superfície do oceano com o uso de botes datam de tempos pré-históricos, mas só nos últimos tempos as explorações submarinas se tornaram possíveis e comuns.
O ponto mais profundo do oceano são as Fossas Marianas, localizadas no oceano pacífico, próximos às Ilhas Marianas. Elas têm uma máxima profundidade de 10.924 metros. Elas foram totalmente inspecionadas em 1951, pelo batiscafo da Marinha britânica "Chalenger II", que deu seu nome à parte mais profunda da fossa, o "Profundo de Challenger".

Fenômenos característicos
Os oceanos são ambientes totalmente diferentes do terrestre. Assim, esse ambiente é dominado por fenômenos muito peculiares que não ocorrem em terra, como as marés, as ondas, as correntes marinhas, vórtices, etc.

Biologia
Segundo a hipótese de Oparin, a vida surgiu no oceano e evoluiu durante bastante tempo neste ambiente, vindo a ocupar o ambiente terrestre apenas em épocas mais recentes (veja escala de tempo geológico e Experiência de Miller-Urey). Dessa forma, os organismos menos "evoluídos" encontram-se no oceano, como as esponjas e cnidários. Veja Biologia Marinha para uma descrição sucinta dos organismos marinhos.

Wikipédia

2 comentários:

Anónimo disse...

Por que nao:)

Unknown disse...

u6v77l5b21 y7a39f2r54 n2e56i6h50 k0p28y2q50 z9k71f6x18 f4u20d8d97