3.2.10

Olhão - Teresa Rita Lopes dá a conhecer o ‘“O Sul dos meus sonhos”

Teresa Rita Lopes dá a conhecer o ‘seu’ Sul em Olhão
Data: 6 de Fevereiro de 2010
Hora: 17h00
Local: Biblioteca Municipal de Olhão


Natural de Faro, Teresa Rita Lopes é poetisa, dramaturga e uma das maiores especialistas contemporâneas em Fernando Pessoa, dedicando-se sobretudo à divulgação da parte inédita da sua obra. A sua produção literária passa pela poesia, teatro e contos, para além dos inúmeros ensaios sobre literatura.

Várias vezes premiada, no seu último livro de poemas privilegia espaços, épocas e pessoas, abrindo-nos as portas a um passado presentificado em que terra e mar enformam cumplicidades indizíveis e o Algarve é indiscutível e afectivamente revisitado. “O Sul dos Meus Sonhos”, editado pela Gente Singular Editora, será apresentado pelo advogado Rogério Silva, fazendo depois a autora uma explicação sobre a mesma obra, transmitindo uma visão mais pessoal do que pretende levar ao público, como por exemplo a referência que faz à família e à luz característica do seu Sul.

Teresa Rita Lopes estudou na Faculdade de Letras de Lisboa, mas perseguida pela ditadura salazarista, teve de se exilar em Paris, onde durante muitos anos leccionou na Sorbonne e fez a tese de doutoramento “Fernando Pessoa et le drame symboliste – héritage et création”. Aqui, no coração de Paris, onde apresentou no passado dia 21 esta sua última obra, assim como na livraria Palimpsesto, continua a fazer apresentações com regularidade. Regressou a Portugal em 1976 e é professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde dirige um grupo de investigadores que se dedicam, desde 1988, a identificar e editar milhares de documentos de Pessoa, tendo já sido publicadas mais de 30 obras.
Tem várias peças publicadas e prémios conquistados em Portugal e no estrangeiro.

0 comentários: