21.2.09

Loulé - Alte - Carnaval 2009

O desfile de Carnaval de Alte vai realizar-se nos dias 22 e 24 de Fevereiro, entre as 15:00 e as 18:00 horas.
À noite, pelas 21:30 horas, há bailes de Carnaval no salão da Casa do Povo de Alte.

Recorde-se que se trata de um Carnaval de cariz tradicional, pois toda a confecção e elaboração dos carros alegóricos e grupos de foliões é, exclusivamente, feita pelos grupos participantes, sem recurso a empresas especializadas na matéria.

Loulé - Quarteira - Carnaval 2009


Loulé - Carnaval 2009





A Avenida José da Costa Mealha, artéria central da cidade de Loulé, volta a ser palco do tradicional Carnaval de Loulé, o mais antigo do país e que este ano comemora 103 anos de existência. Nos dias 22, 23 e 24 de Fevereiro, a partir das 15h00, 17 carros alegóricos vão desfilar neste corso centenário, com o mote "Alegria Natureza e Carnaval".
A animação e alegria associada a esta época festiva vai aliar-se este ano também às questões ambientais e, em tom de sátira, o grande destaque vai para uma espécie em vias de extinção: o Homem. Como sempre, as figuras da política, do desporto, da cultura e da vida social nacional e internacional vão ser retratadas neste corso em tom de brincadeira.
Gigantones, cabeçudos, grupos de animação, a Escola de Samba da Abrigada e as bailarinas brasileiras com os corpos pintados e o samba no pé juntam-se à festa que vai integrar centenas de figurantes.
A actriz Vitória Guerra, natural de Loulé, é a convidada especial do desfile. Conhecida do grande público pela participação na série televisiva "Morangos com Açúcar", onde interpretou a personagem de "Rute", e na novela "Fascínios", no papel de "Emília", esta jovem vai trazer a sua beleza ao Carnaval de Loulé.
Refira-se que este ano o público vai ter mais uma razão para vir até Loulé e assistir a este corso já que as receitas das entradas vão reverter a favor da Santa Casa da Misericórdia.
Participam no corso 17 carros alegóricos, grupos de animação, escolas de samba, gigantones, cabeçudos e centenas de figurantes num desfile onde não falta a sátira política e social e que tem como tema "Alegria, Natureza e Carnaval".

PROGRAMA

Carnaval de Loulé 2009

21 Fevereiro

13h00 XIX Encontro Motard da Cidade de Loulé Junto ao Monumento Eng.º Duarte Pacheco
15h00 Carnaval Infantil Com a actuação do Avô Cantigas Avenida José da Costa Mealha
16h00 Baile de Carnaval Sénior Salão de Festas de Loulé
21h00 Carnaval Nocturno – Festa de Carnaval “Heróis e Super Heróis” Com um concerto dos “La Plante Mutante” Convento de Stº António

22, 23 e 24 Fevereiro

Corso Carnavalesco
Desfile de 17 carros alegóricos
Avenida José da Costa Mealha

23 Fevereiro
22h00
Carnaval Nocturno – Baile de Gala de Carnaval
Com a actuação de Eric Bouvelle & Orquestra, Arte & Música Big Band e
Conjunto Fora D’ Horas
“Palácio” do NERA – Zona Industrial de Loulé

21 Fevereiro a 1 Março

35.ª Semana Internacional de Vela de Carnaval
Marina de Vilamoura

24 Fevereiro
10h00
6.ª Prova Internacional de Velocidade em Patinagem
Avenida José da Costa Mealha

Tavira - Carnaval 2009



Nos dias 22 e 24 de Fevereiro, a partir das 15h00, a animação será uma constante, na cidade de Tavira. 600 foliões saem à rua para celebrar mais um Carnaval. Cor, emoção e alegria serão o mote da festa, a qual se iniciou, no dia 20, com o desfile infantil, na Praça da República.
As escolas EB1 nº 1 de Tavira (Porta Nova), EB1 de Sta. Catarina da Fonte do Bispo, EB1 de Cachopo, o Jardim-de-infância e 1º ciclo da Escola D. Manuel I, o jardim-escola João de Deus, os jardins-de-infância Pinóquio, Pimpão, Semente, Gaivota e a Educação Itinerante serão os participantes do cortejo de dia 20. Já, nos dias 22 e 24, 15 carros alegóricos e 25 grupos desfilarão, nas ruas do Cais e José Pires Padinha. Mas, a folia não ficará por aqui. Nas noites de 21 e 23 haverá bailes de Carnaval, no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho, a partir das 21h30. Não fique em casa, venha divertir-se…

Albufeira - Paderne - Carnaval 2009

Desfiles, bailes e muita animação enchem a cidade de cor e travessuras. Paderne acolhe o tradicional cortejo carnavalesco, nos próximos dias 22 e 24 de Fevereiro
O Carnaval regressa a Albufeira, enchendo a cidade de cor e travessuras próprias da época. Paderne surpreende-nos com o seu tradicional cortejo, as crianças desfilam pelas ruas e os típicos bailes de Carnaval enchem-se de foliões

Nos dias 22 e 24 de Fevereiro, Domingo e Terça-Feira, o mais tradicional Carnaval do concelho regressa pelo 21.º ano consecutivo para encher as ruas da aldeia histórica de Paderne de alegria e boa disposição. Muita música, humor e sátira serão os ingredientes desta festa, onde os cerca de 300 foliões e 10 carros alegóricos irão representar viagens espaciais, os signos do Zodíaco e até mesmo a condenação de Galileu Galilei, em homenagem ao Ano Internacional da Astronomia.

Bailes de Carnaval animam o concelhoNos dias 21, 22 e 23 de Fevereiro os tradicionais bailes de Carnaval, protagonizados pela Associação Luel- Arte em Movimento, irão regressar ao salão dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, para animar miúdos e graúdos. O Imortal Desportivo Clube também irá festejar o Carnaval a rigor, com um baile de máscaras nos dias 21, 22 e 24, no EMA- Espaço Multiusos de Albufeira.

Vila do Bispo - Carnaval 2009

As crianças das Escolas do 1º Ciclo e dos Jardins de Infância são as primeiras a sair à rua para comemorar esta data, realizando os habituais cortejos carnavalescos nas várias localidades do concelho.

Assim, no próximo dia 20 de Fevereiro (sexta-feira), pelas 10h00, os pequenotes das escolas E.B. 1 nº 1 e nº 2 e os Jardins de Infância de Sagres, irão realizar o seu próprio cortejo na Avenida Comandante Matoso. Já pelas 10h30 é a vez dos alunos da Escolas E.B. 1 e Jardins de Infância de Vila do Bispo e Budens saírem à rua para mostrarem as suas coloridas indumentárias. Pelas 11h00 é a vez da comunidade estudantil de Burgau encher as ruas daquela localidade de cor e alegria. Finalmente pelas 13h00 irá realizar-se o desfile dos alunos da escola E.B.1 de Barão de São Miguel pelas ruas referida localidade.

No dia 21 de Fevereiro, a Associação Desportiva e Cultural da Raposeira organiza pelas 21h00 um baile com a artista Ana Lúcia.

No dia 22, marcarão presença a partir das 16h30 os veículos Citroên 2 cavalos, com desfile carnavalesco que sairá de Vila do Bispo até Sagres.

Dia 23, a Sociedade de Instrução e Recreio de Budens vai realizar um baile, pelas 21h30, com a artista Estrela Duarte.

O Dia do Entrudo, 24 de Fevereiro, será marcado pelo já habitual desfile de carros alegóricos e muitos foliões na Avenida Comandante Matoso, em Sagres, com inicio previsto para as 15h00, seguido de um espectáculo musical com a banda brasileira “Mistura Fina”.

São Brás Alportel



Carnaval Tradicional de São Brás – Desfile de Foliões e Carros Alegóricos

Data: de 2009-2-20 a 2009-2-24
Localização: São Brás de Alportel
Organização: Câmara Municipal de São Brás de Alportel
Apoios: Associações e grupos informais do concelho / Organização do Carnaval de Bordeira
PROGRAMA:
Dia 20 sexta-feira 10h00 Avenida da Liberdade
“Carnaval do Mundo”Desfile de Carnaval das Crianças
Org.: Câmara Municipal de São Brás de Alportel / Agrupamento Vertical de Escolas / Projecto @ventura
Colaboração: Centro Infantil António Calçada – Santa Casa da Misericórdia de São Brás.

De 20 a 27 08h30> 19h00 Átrios da Escola E.B. 2.3. Poeta Bernardo de Passos
Exposição de máscaras do mundo
Org.: Câmara Municipal de São Brás de Alportel / Agrupamento Vertical de Escolas / Projecto @ventura – Programa Escolhas

Dia 22 domingo 10h00 Corotelo
Marcha de Carnaval
Org.: Instituto do Desporto de Portugal – Faro, Câmara Municipal de São Brás de Alportel e Sociedade Recreativa do Corotelo.

Dia 21 sábado 21h00 Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires
Desfile Canino de Carnaval
Os alunos desfilarão envergando trajes cómicos, acompanhados pelos seus respectivos animais.
Org.: Grupo de Alunos finalistas – 9.º ano – Escola EB 2.ºe 3.º ciclos Poeta Bernardo de Passos.

Dia 24 terça-feira Gorda 15h00 Av. da Liberdade
Desfile de Foliões e Carros Alegóricos
IX Concurso de Carnaval
Org. Câmara Municipal de São Brás de Alportel
Colaboração: Associações e grupos informais do concelho / Organização do Carnaval de Bordeira

Lagos - Carnaval 2009

As cores, alegria, criatividade e muitas máscaras vão voltar às ruas de Lagos, entre os dias 7 e 24 de Fevereiro.O Carnaval vai ser assinalado por diversas colectividades do concelho, com muitos desfiles, bailes, brincadeiras para os mais pequenotes e, claro, o tradicional Enterro do Entrudo, no Chinicato. O Desfile das crianças das escolas do concelho terá lugar no dia 20, entre as 10h00 e as 12h00, entre o Mercado de Levante e a Rotunda D. João II.Nos dias 20 e 21, os mais pequenos terão oportunidade de levar a efeito as “Experiências Barulhentas e Nojentas”, uma actividade que irá decorrer no Centro Ciência Viva de Lagos e que tem como objectivo despertar nos jovens a curiosidade e o gosto pela ciência de um modo divertido.Não esquecer dos já tradicionais Desfiles do Chinicato, dia 22, e de Odiáxere, no dia 24. Venha brincar ao Carnaval a Lagos!

BAILES DE CARNAVAL

Sede do Clube Luzense
Dias 7, 14, 21 e 23 22h00
Org.: Clube Desportivo Luzense
Apoio: Câmara Municipal de Lagos

Salão de Festas do Sport Lagos e Benfica
Dias 14, 21, 23 e 24 22h00
Org.: Sport Lagos e Benfica
Apoio: Câmara Municipal de Lagos

Sede do Clube Artístico Lacobrigense
Dias 14, 21, 22, 23 e 24 21h30
Org.: Clube Artístico Lacobrigense
Apoio: Câmara Municipal de Lagos

Sede do Clube Desportivo de Odiáxere
Dias 14, 21 e 24 21h00
Org.: Clube Desportivo de Odiáxere
Apoio: Câmara Municipal de Lagos

Edifício Multifunções do Chinicato
Dia 22 17h00Dias 23 e 24 21h00
Org.: Grupo de Amigos do Chinicato
Apoio: Câmara Municipal de Lagos

DESFILES DE CARNAVAL

Desfile de Carnaval / Jardins de Infância e Escolas do Concelho
Dia 20 10h00 e as 12h00
Locais: Mercado do Levante – Largo Portas de Portugal – Mercado do Levante
Org.: Câmara Municipal e Lagos

Desfile do Chinicato
Dia 22 15h00
Local:
Org.: Grupo de Amigos do Chinicato

Desfile de Odiáxere
Dia 24 15h00
Org.: Clube Desportivo de OdiáxereA
poio: Câmara Municipal de Lagos

ENTERRO DO ENTRUDO
Edifício Multifunções do Chinicato
Dia 24 24h00
Org.: Grupo de Amigos do Chinicato
Apoio: Câmara Municipal de Lagos

CONCURSO INFANTIL DE MÁSCARAS E TRAJES CARNAVALESCOS

Salão do Clube “ABC Os Espichenses”
Dia 24 17h30
Org.: Clube “ABC Os Espichenses”
Apoio: Câmara Municipal de Lagos

EXPERIÊNCIAS NO CENTRO CIÊNCIA VIVA DE LAGOS
“Experiências Barulhentas e Nojentas”
Dias 20 e 21
Org.: Câmara Municipal de Lagos / Centro Ciência Viva de Lagos

Castro Marim - Carnaval 2009



Nos dias 22 e 24 de Fevereiro, Altura realiza o Carnaval mais trapalhão do Algarve, a animação e a folia andarão de mãos dadas com os deuses Baco, Zeus, Eros, Poseidon e Vulcano que vão lá estar!A edição de 2009 é inspirada na “Mitologia Grega e Romana”, tema que caracteriza o desfile composto por oito carros alegóricos e centenas de figurantes.Os muitos visitantes esperados para este carnaval poderão assistir e participar no feérico cortejo, no domingo, dia 22 e na terça-feira, dia 24 Fevereiro, a partir das 15 horas, o­nde não vão faltar as bailarinas brasileiras, que trazem consigo a alegria e o calor tropical. A festa irá percorrer a Rua da Alagoa até à Avenida 24 de Junho.
A edição de 2009 é uma organização da Junta de Freguesia de Altura, que conta com os apoios da Câmara Municipal de Castro Marim, associações e empresas locais, nomeadamente, os Supermercados Corvo & Corvo.

Vila Real de St. António - Carnaval 2009


O concelho de Vila Real de Santo António promete, este ano, a todos os munícipes e visitantes, um Carnaval cheio de folia e animação, dedicado ao tema “Jogos Olímpicos”.

Para além dos 10 carros alegóricos, a grande atracção será a presença de Rita Pereira como Rainha do Carnaval. A conhecida manequim e actriz irá certamente abrilhantar os desfiles com a sua beleza e simpatia.
A animar os desfiles, fazendo uma viagem para paragens tropicais, estará um grupo brasileiro, que irá proporcionar muita música animada, para que todos dancem ao som das músicas mais quentes de Carnaval.
O corso carnavalesco irá percorrer as principais ruas de Vila Real de Santo António no dia 22 de Fevereiro, a partir das 15 horas, e animará Monte Gordo no dia 24 do mesmo mês.
Nas noites de 21 e 23 de Fevereiro a Câmara Municipal organiza dois bailes de Carnaval, na Praça Marquês de Pombal, ao som dos ritmos quentes de dança.
A festa no concelho, contudo, começa já no dia 20 de Fevereiro, pelas 10 horas, com os desfiles das crianças dos infantários e escolas do concelho. No corso infantil de Vila Real de Santo António irão desfilar cerca de 800 crianças. Em Monte Gordo e Vila Nova de Cacela participarão no desfile cerca de 300 e 200 crianças, respectivamente.

15.2.09

35.ª VOLTA AO ALGARVE 2009

O espanhol Alberto Contador, vencedor da Vuelta (Espanha) e do Giro (Itália) no ano passado, e o Tour (2007) é figura de proa na 35ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta que começa em Albufeira, na próxima quarta-feira, dia 18, e tem final marcado para Portimão, no domingo dia 22. Para a organização, esta será “a melhor volta de sempre”.
As estradas algarvias vão receber, durante cinco dias, perto de duas centenas de ciclistas em representação de 22 equipas, muitas delas de nível internacional, com o espanhol Alberto Contador a revelar-se como principal figura da 35ª edição da Volta ao Algarve. “A ‘Algarvia’ é a melhor prova nacional e está na primeira linha da dimensão internacional que pretendemos dar”, refere a organização, convicta também que este ano estaremos perante a “melhor Volta ao Algarve de sempre”. A nível da projecção, estão garantidos resumos televisivos, diariamente, para uma dúzia de países.

Percurso:
18 Fev: 1ª etapa, Albufeira - Olhão, 173,6 km.
19 Fev: 2ª etapa, Lagoa - Lagos, 183,5 km.
20 Fev: 3ª etapa, VR Sto. António - Alto do Malhão, 175 km.
21 Fev: 4ª etapa, Castro Marim - Tavira, 33,7 km (CRI).
22 Fev: 5ª etapa, Vila do Bispo - Portimão, 168,8 km.

Ver percurso em pormenor

Equipas:
Algarve
Equipas UCI Continental:
Palmeiras Resort Tavira
CCL/Aquashow
Portugal
Equipas UCI Continental:
Liberty Seguros
Madeinox Boavista
Paredes Rota dos Móveis
Barbot Siper
Internacional
Equipas UCI Pro Tour:
Astana (Luxemburgo)
Cofidis (França)
Esukaltel-Euskadi (Espanha)
Française Des Jeux (França)
Garmin-Splistream (EUA)
Lampre-NGC (Itália)
Quick Step (Bélgica)
Silence-Lotto (Bélgica)
Team Columbia-High Road (EUA)
Team Katusha (Rússia)
Team Milram (Alemanha)
Equipas UCI Profissional Continental:
Topsport Vlaanderen-Mercator (Bélgica)
Vacansoleil Pro Cycling Team (Holanda)
Cervélo Test Team (Suíça)
Equipas UCI Continental:
Rabobank (Holanda)
An-Post Sean Kelly Team (Irlanda)

13.2.09

Loulé - Sul Equipa - Nera




Dia 13 a 16 de Fevereiro de 2009

Hora: das 14:30 às 20:00

Local: Pavilhão de Feiras e Exposições da Expoalgarve, sito na Zona Industrial em Loulé


Sul Equipa - Equipamentos e Serviços para Hotelaria, Restauração e Similares


A 7ª edição da Sul Equipa Equipamentos e Serviços para Hotelaria e Restauração, promovida pela Expoalgarve, e dirigida sobretudo aos sectores hoteleiro e de restauração, terá este ano novidades que irão certamente atrair não só os profissionais, mas também o público em geral.


Em simultâneo, realizam-se a 5ª edição da Algarvini e a 4ª edição da SulAlimentar/Tecnopani, Feira do sector Alimentar, Panificação e Pastelaria. Com cerca de uma centena de expositores inscritos, a Expoalgarve espera ultrapassar largamente o número de visitantes da edição anterior, devido à existência de novas ofertas de animação e de novos expositores. Com efeito, a área expositiva teve um aumento de 20 por cento.

A Sul Equipa organiza, em conjunto com a Algarvini, a grande novidade deste ano: provas de cozinha gourmet que acompanharão as provas vínicas, confeccionadas pelo chefe Miguel Teixeira, responsável pela cozinha do restaurante «Inevitável», em Albufeira. Desde as receitas tradicionais até aos novos sabores de pendor experimental, as provas gastronómicas acompanharão os vinhos mais adequados aos sabores propostos. Lombinho de Porco Ibérico Marinado em Tinto 2006 e Ervas Frescas Sobre Migas de Espargos e Chardonnay, Redução de Moscatel de Setúbal feito em Spaghetti e Tentúgal de Frango em Molho Atomatado de Basilic serão apenas alguns dos pratos a provar no certame. Os vinhos são provenientes das adegas de produtores de renome, como a Quinta do Barranco Longo, Adega Cooperativa de Redondo, Casa Ermelinda Freitas e Fiúza & Bright.

Estas feiras constituem uma oportunidade única para os profissionais e público em geral acompanhar a inovação e as novidades do mercado e contactar com representantes de equipamentos, produtos e serviços.

Destacando-se também a apresentação da versão 9.0 do Hostpms, pela empresa Algardata , presentando as várias novidades e melhorias que trazem vantagem e garantem um significativo aumento de qualidade às soluções integradas Host Hotel Systems.
Alteração do conceito base do sistema Host Front Office, passando de um sistema de gestão focado no “front end”, para um conceito de gestão mais alargado e integrado, passando a gerir as várias vertentes operacionais de uma propriedade de características tipicamente hoteleiras, passando a denominar-se Host PMS – Property Management System / Sistema de Gestão de Propriedades. Complementado pelos outros módulos fulcrais como a Gestão de Proprietários (Host Owners) e Timeshare (Aurora Timesharing) garante efectivamente várias vertentes da gestão de uma propriedade de caris turística.Esta nova versão oferece um motor de integração que possibilita uma interligação de alto nível com outros sistemas, dando uma atenção muito especial a sistemas de gestão empresarial. Mais em http://www.hostpms.com/


PROGRAMA


13 de Fevereiro de 2009, Sexta-feira
14h30 Abertura do certame ao público

18h00 Inauguração Oficial

20h00 Encerramento do certame


14 de Fevereiro de 2009, Sábado
14h30 Abertura do certame ao público

20h00 Encerramento do certame


15 de Fevereiro de 2009, Domingo
14h30 Abertura do certame ao público

20h00 Encerramento do certame


16 de Fevereiro de 2009, Segunda-feira
14h30 Abertura do certame ao público

16h00 Seminário: Os Fornos e a Cozedura do Pão e Bolos… sua evolução através dos tempos.

20h00 Encerramento do certame

4.2.09

Lagoa - "Corvos" e Orquestra de Sopros do Algarve

Dia: 7 de fevereiro 2009
Hora: 21:30
Local: Auditório Municipal de Lagoa


Os «Corvos», acompanhados pela Orquestra de Sopros do Algarve, dão um concerto no sábado, dia 7, às 21h30, no Auditório Municipal de Lagoa.
Trata-se de uma banda incomum no panorama da música portuguesa. É constituída por quatro elementos com formação musical clássica, mas que tocam temas essencialmente de matriz rock. Trata-se de um quarteto de cordas, constituído por Pedro Teixeira da Silva, Tiago Flores (violinos), Nuno Flores (violeta), Cláudio Nunes (violoncelo), que alia o virtuosismo instrumental dos seus elementos e a excelência das composições, arranjos e interpretações intemporais, ao gosto musical eclético.

Os bilhetes custam oito euros e podem ser comprados na bilheteira do Convento de S. José, nas horas normais de expediente, ou então reservados através do email convento.sjose@cm-lagoa.webside.pt ou do telefone 282380434.

Faro - Teatro das Figuras




CAMANÉ – SEMPRE DE MIM


Dia: 7 de Fevereiro 2009

Local: Teatro das Figuras

Hora: 21:30



Preços:

1ª plateia, normal: 18 €

1ª plateia, maiores de 65: 13,5 €

2ª plateia, normal: 14 €

2ª plateia, maiores de 65: 10,5 €

Menores de 30: 5 €


Duração: 75 minutos

Classificação etária: Maiores de 3 anos

Produção: Teatro Municipal de Faro, E.M.

Ficha artística e técnica

CAMANÉ – voz

JOSÉ MANUEL NETO – guitarra portuguesa

CARLOS MANUEL PROENÇA – viola

PAULO PAZ – contrabaixo
ALFREDO ALMEIDA – operação de som de sala

MARIA JOÃO CASTANHEIRA – operação de som de palco

PAULO MENDES – operação de iluminação


Camané o seu mais recente disco “Sempre de mim” ao lado dos músicos que habitualmente partilham consigo o palco para interpretarem temas como “Sei de um rio” ou “Te juro”.Insistindo na divulgação de um repertório centrado no seu lado Tradicional, sem deixar de arriscar em novas linguagens poéticas e musicais, os novos fados reflectem duas vertentes, uma de novidade – temas inéditos de Alain Oulman ou poemas de Luís de Macedo nunca antes musicados, outra pelas escolhas que já deram bons frutos – poemas de Fernando Pessoa e Pedro Homem de Mello, a irresistível métrica de Manuela de Freitas e as inconfundíveis melodias de José Mário Branco. Ao vivo, a verdade do Fado, a verdade da Emoção!!!

Loulé - Cine-Inverno nas Freguesias

Os filmes clássicos do cinema português que marcaram a história da sétima arte no nosso país vão estar em destaque em mais uma edição do Cine-Inverno, que está a percorrer as freguesias do Concelho de Loulé.

"O Pátio das Cantigas"
Montes Novos, 1 Fevereiro, 17h30
Casa do Povo de Alte, 15 de Fevereiro, 17h30

"A Canção de Lisboa"
Centro de Dia de Benafim, 31 de Janeiro, 17h30
Casa do Povo de Querença, 7 de Fevereiro, 15h00

"Pai Tirano"
Centro Comunitário de Vale Silves, 7 de Fevereiro, 17h30
Associação Social e Cultural de Almancil, 8 de Fevereiro, 17h30

"O Leão da Estrela"
Galeria de Arte da Praça do Mar, 6 de Fevereiro, 21h30
Centro Paroquial da Tôr, 21 de Fevereiro, 16h30

Todas as sessões têm entrada é livre.

Lagoa - Festa do Fado



Dia 8 Fevereiro 2009

1.ª Eliminatória

Mexilhoeira da Carregação – Sociedade Recreativa Irmãos Unidos 16:00 h

Fadista Convidada – Amélia Franco


Dia 15 Fevereiro 2009

2ª Eliminatória

Ferragudo – Associação Cultural e Desportiva de Ferragudo 16:00 h

Fadista Convidado – Jorge Duarte


Dia 22 Fevereiro 2009

3ª Eliminatória

Porches – Centro Cultural D. Dinis 16:00 h

Fadista Convidada – Raquel Peters



Informações:Serviços Culturais do Convento S. José

2ª a 6ª Feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Tel. 282 380 434


Tel. 282 380 452

Vila Real Stº António - 9. º Festival de Música Al -Mutamid - AMIRA

Dia: 7 Fevereiro de 2009
Hora: 21:30 h
Local: Centro Cultural António Aleixo (Vila Real de Santo António)

9. º Festival de Música Al -Mutamid - AMIRA fusão de música árabeandalusí com flamenco.O domínio árabe a que esteve sujeita Espanha durante oitoséculos, principalmente o sul da península, ou seja a zona de Andaluzia, foi a fonte mais importante de formação do estilo Flamenco, o estilo do canto moro, as suas modulações de vozes, os seus gritos largos e lamentos curtos, isso, unido às romanzas castelhanas que foram chegando na época da reconquista, foi formando o estilo de canto que era conhecido por Cante Andaluz.
O grupo Amira com o seu espectáculo de canto árabe e flamenco, guitarra, cajón, violino e baile flamenco pretende mostrar através deste espectáculo as semelhanças entre duas culturas musicais aparentemente tão diferentes mas simultaneamente tão iguais, ou seja, a música árabe-andalusí e o flamenco.