22.8.06

18.8.06

Dias Medievais em Castro Marim - 24 a 27 de Agosto


Dias Medievais em Castro Marim - 24 a 27 de Agosto

Não existe um universo imaginário que se preste mais à deambulação e ao sonho do que o medieval. A matéria de que é feita a memória desses tempos é indefinida e nela se confundem acontecimentos e lendas, imagens e sonhos de origem obscura, o natural e o sobrenatural, o visível e o invisível.E se o tempo é a Idade Média, lugar mitológico e de “espantosas disformidades”, o espaço é o Castelo de Castro Marim.
Castro Marim e os Dias Medievais no Castelo são o cenário ideal para quem quer sonhar. Longe do stress do quotidiano contemporâneo e perto do imaginário do homem medieval, a IX edição daquele que já é considerado o maior acontecimento cultural a Sul do Tejo promete 4 dias e 4 noites plenas de mistério e magia.
O cenário principal será o Castelo da Vila, outrora palco de terríveis lutas e cujas paredes guardam o eco de batalhas sangrentas. Ele será o palco privilegiado e adequado de muitas emoções e aventuras nesta viagem pelo passado à descoberta da Idade Média, uma das épocas mais fascinantes da história.
Entre os dias 24 e 27 de Agosto, a vida quotidiana do homem da Idade Média vai ser recriada com todo o rigor, num programa variado de que fazem parte o desfile das classes sociais de então e a animação de rua com cavaleiros, contorcionistas e falcoaria, músicos, bobos, trovadores, malabaristas e almocreves, torneios e jogos medievais, a feira e o mercado, a exposição de instrumentos de tortura e punição, requintados banquetes com receitas de então, música da época e muito mais. Circulará uma moeda própria, os reais, que os visitantes poderão adquirir junto dos cambistas e com a qual poderão fazer as suas compras e adquirir recordações do evento.Uma visita aos Dias Medievais no Castelo de Castro Marim é uma aula de história ao vivo, pelo tempo da cavalaria e dos castelos, pela mentalidade do homem medieval e das suas crenças e temores e pelas suas produções materiais e gastronómicas.

FATACIL 2006 LAGOA DE 18 AGOSTO A 27 DE AGOSTO


FATACIL 2006

A DECORRER EM LAGOA DE DIA18 DE AGOSTO A 27 DE AGOSTO

14.8.06

3.ª Festa da Ria - Fuzeta 2006 "Artes e Sabores Tradicionais"


De 18 de Agosto de 2006 a 23 de Agosto de 2006
Fuzeta - Recinto da Escola Primária
Fuzeta também vai celebrar a Ria Formosa após o sucesso do ano passado, a vila da Fuzeta volta a realizar a Festa da Ria – Fuzeta 2006 “ Artes e Sabores Tradicionais, de 18 a 23 de Agosto.
O evento organizado pela Associação Foz do Êta quer deste modo contribuir para a promoção e dinamização da localidade desde a vila, à sua “ilha, as suas gentes, a sua gastronomia, o artesanato e muitas outras actividades”.Para o efeito, o recinto vai receber stands com doçaria regional, exposições, espectáculos e artesanato. Mas a grande aposta deste ano é a gastronomia típica da Fuzeta.
Caldeirada de peixe, Xárem com Conquilhas, arroz de amêijoas, polvo ou a tradicional vila de amêijoas, são alguns dos sabores e aromas que vão marcar presença na Festa da Ria – Fuzeta 2006.No panorama musical destacam-se as Delirium, o Ballet Espanhol e o Stand Up Comedy com Marco Horário.A Festa da Ria tem o Patrocínio da Junta de Freguesia da Fuzeta, Câmara Municipal de Olhão, Instituto Português da Juventude e o apoio do Comercio Local.No recinto da Escola Primária abertura da portas às 19h00.

8.8.06

FEIRA MEDIEVAL DE SILVES - Silves

A Feira Medieval é um grande evento que a cidade de Silves tem o orgulho e o privilégio de realizar, proporcionando de 10 a 15 de Agosto, a todos os visitantes, participantes e habitantes, o regresso aos séculos XII, XIII e XIV.

Pelas ruas do centro histórico, encontrará a atmosfera e magia dessa época, muita animação, artesãos e tabernas com muitas iguarias.

Durante toda a feira e ao longo dos quatro dias a animação será constante cruzando se os visitantes com cavaleiros, falcoeiros, arqueiros, mercadores mouros, vendedores de escravos, encantadores de serpentes, mendigos, bufões e burlões, saltimbancos e malabaristas, almocreves, levas de condenados, foragidos à justiça e todas as outras personagens que vos conduzirão numa viagem ao passado.

Org. Câmara Municipal de Silves
No centro histórico
Entrada Livre

9.ª FESTA DA SARDINHA - Olhos de Água

Festival de 4 dias que constitui uma oportunidade de saborear a famosa sardinha assada.

Programa:

Quinta - Feira dia 10
19.00 h - Abertura do recinto c/musica ambiente
21.00 h - Baile c/" VALTER REIS"
23.00 h - Variedades c/ o Artista "VICTOR SILVA"
24.00 h - 02.00 horas - continuação do Baile


Sexta - Feira dia 11
19.00 h - Abertura do recinto c/musica ambiente
21.00 h- Baile c/Grupo musical "Sandra & Nelson"
23.00 h- Variedades c/Girls Band "TEENAGERS"
24.00 h - 02.00 horas - continuação do Baile


Sábado dia 12
19.00 h - Abertura do recinto c/musica ambiente
21.00 h - Baile c/" VALTER REIS"
23.00 h - Variedades c/ o Artista" RUI BANDEIRA"
24.00 h - 02.00 horas - continuação do Baile


Domingo dia 13
19.00 h - Abertura do recinto c/musica ambiente
21.00 h- Baile c/Grupo musical "Sandra & Nelson"
23.30 h - Variedades c/ o Artista "CARLOS GRANITO"
24.00 h - 02.00 horas - continuação do Baile

Organização: Grupo Desportivo e Recreativo dos Olhos d´ÁguaDescrição:
Local: Praia dos Pescadores - Olhos de Água

XXI Festival do Marisco


À semelhança dos anos anteriores, a XXI edição do Festival do Marisco tem um programa musical de enorme qualidade. D`ZRT, Tony Carreira, Village People, Katia Guerreiro, Rui Veloso e Daniela Mercury são os grandes artistas convidados. Dias inesquecíveis, para viver entre 10 e 15 de Agosto, no Jardim Pescador Olhanense.

É uma das imagens de marca do Município de Olhão. O Festival do Marisco 2006 arranca a 10 de Agosto e promete pôr ao rubro o concelho até dia 15. Esta grande festa do marisco e da música é uma iniciativa da Câmara Municipal de Olhão, cuja organização está a cargo da Fesnima - Empresa Pública de Animação de Olhão.
A frescura do melhor marisco do país e a qualidade inquestionável da animação musical constituem a base do êxito que o Festival do Marisco tem conhecido ao longo dos anos.
A apresentação de um programa musical de grande qualidade, tendo por base a diversidade de géneros musicais dos vários artistas convidados, irá animar as dezenas de milhares de pessoas que todos os anos visitam o Festival do Marisco.
A pensar nos vários tipos de público, o cartaz deste ano apresenta o seguinte alinhamento:
Dia 10 - D`ZRTDia 11 - Tony CarreiraDia 12 - Village PeopleDia 13 - Katia GuerreiroDia 14 - Rui VelosoDia 15 - Daniela Mercury

7.8.06

FEIRA DO LIVRO E ARTESANATO QUARTEIRA

De 9 de Agosto de 2006 a 20 de Agosto de 2006
Calçadão

5.8.06

FOLKFARO 2006 de 19 a 27 de Agosto na

/a>
>
HARPA DO PARAGUAI FAZ BATER O “CORAÇÃO DA AMÉRICA” NO FOLKFARO
Paraguai estará representado no FOLKFARO 2006 com a magia da harpa, dedilhando guarânias e polcas, e imprimindo vivacidade às danças de “sombreros”, “botellas” e cântaros


CONSULTA DO PROGRAMA:

www.folkfaro.com

4.8.06

Noites da Moura Encantada 2006 - Aldeia de Cacela Velha

De 03 a 06 de Agosto na Aldeia de Cacela Velha, junto à Ria Formosa
Org. Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

O evento deste ano decorre sob o lema das "Três Culturas do Mediterrâneo", procurando reviver a época em que muçulmanos, cristãos e sefarditas co-existiam pacificamente.Durante as "Noites da Moura Encantada" a pacata aldeia de Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António, revive por uns dias o ambiente da época em que vivia sob influência muçulmana.A iniciativa pretende recriar a presença muçulmana na região, procurando assim valorizar e dinamizar o riquíssimo património histórico que tem vindo a ser revelado através de vários achados arqueológicos.Cacela Velha revive o ambiente dos séculos X a XIII, através da realização de um mercado tradicional (souk), espectáculos de folclore, animações de rua, animação histórica, música, dança oriental, exposições, workshops temáticos, exibição de artesãos e gastronomia árabe, cristã e sefardita.O mercado é instalado na aldeia de Cacela Velha e conta com a presença de artesãos e comerciantes de artesanato, com venda de tapeçarias, especiarias e outros artigos típicos, para além de integrar também artesãos tradicionais algarvios que, com as suas artes, são hoje os herdeiros da história e das culturas que cruzaram a Região.Durante as "Noites da Moura Encantada" funcionarão restaurantes com menu árabe, cristão e sefardita, proporcionando aos visitantes a degustação de várias iguarias.
No primeiro dia do evento, quinta-feira, a animação de rua incluirá animação com camelos, guerreiros marroquinos a cavalo e mulheres berberes com pétalas.Para além disso, marcarão presença, tanto nesse dia como na sexta-feira e sábado, encantadores de serpentes, um escrivão, um tatuador "Henna", um cartomante, um vendedor de chá, "La Panadera" (padeira/forno de pão), "El Guerrab" (vendedor de água), um DJ de música étnica, um contador de histórias com encenaçao, animação infantil e o Grupo Folclórico "Passacalles - Isawa".Na sexta-feira, dia 4, terá ainda lugar um desfile de moda de noivas tradicionais árabes. No sábado, dia 5, terá lugar animação histórica com uma mostra de armas.Haverá ainda workshops de percussão e dança do ventre.

Horário
Dia 3, Quinta-feira -
18h00 - Abertura oficial;
18h30 - recepção aos convidados;
19h00 - Abertura do Mercado Al-Andalus;
18h00 às 21h00 - animação de rua;
19h00 - abertura dos restaurantes;
21h00 - dança do ventre, espectáculo musical "Al Baraka";

Dia 4, Sexta-feira
18h00 - Abertura do Mercado Al-Andalus;
18h00 às 21h00 - animação de rua,
19h00 - abertura dos restaurantes;
21h00 - dança do ventre, espectáculo musical "Majid Bekas";

Dia 5, Sábado
18h00 às 21h00 - animação de rua;
19h00 - abertura dos restaurantes,
21h00 - dança do ventre, espectáculo musical "Bnet Marrakech";

Dia 6, Domingo
10h00 às 14h00 - Mercado Al-Andalus