30.9.05

Eclipse Solar (03-10-2005)


Na segunda-feira (3 de Outubro) de manhã, ocorre um eclipse anular do sol, que será parcialmente visível no Algarve.
Em Tavira, o CDEPA estará a postos com os seus instrumentos de observação e óculos de observação solar na Ponte Romana, a partir das 08:30 horas. Clive Jackson, astrónomo amador e responsável pelo Observatório Astronómico de Tavira, estará no centro da cidade para ajudar todos os interessados a perceber um pouco mais sobre este fenómeno, prestando todos os esclarecimentos necessários.
O último eclipse anular testemunhado em Portugal Continental deu-se em 1912; o próximo terá lugar em 2028. Perfila-se assim uma oportunidade única a não perder.

Sugestões de Fim de Semana

LOULÉ
Querença
De 25 de Setembro de 2005 a 9 de Outubro de 2005
Teatro - O Bando
17:00 horas

Querença
30 de Setembro de 2005
Teatro
Peça “Gurugu”
Encenação de Gonçalo Amorim
21:30 horas

Teatro. Peça “Os Henriques”
22:00 horas


PORTIMÃO
De 30 de Setembro de 2005 a 2 de Outubro de 2005
Zona Ribeirinha de Portimão
Feira de Retalho


SAGRES
1 de Outubro de 2005
Parque de Estacionamento do Cabo de S. Vicente
Observação das Aves em Sagres
08:00 horas


FARO
1 de Outubro de 2005
Conservatório Regional do Algarve Maria Campina
Teatro - “I Love My Penis”
09:30 horas ?


LAGOA
1 de Outubro de 2005
Auditório Municipal de Lagoa
Espectáculo Musical - Beto 35 Anos de Carreira
21:30 horas


ALVOR
2 de Outubro de 2005
Ponto de Encontro: Parque de estacionamento da Quinta da Rocha (junto à ria)
Fim-de-Semana Europeu de Observação de Aves
09:30 horas

29.9.05

II Festival de Canções de Baile - Ferragudo

De 30 de Setembro 2005 a 1 de Outubro de 2005
Largo da Rainha Dª Lenor - Ferragudo
Organização:Sociedade Vencedora Recreativa Desportiva e Cultural Ferragudense

A Iª eliminatória acontece no dia 30 pelas 20.30h. A noite termina com a actuação do cantor Mário Gil.
No dia seguinte tem lugar a II ª Eliminatória com hora marcada para as 15:30h, seguida da actuação dos finalistas da edição anterior.
Para além de Alex actua também no encerramento do Festival, José Ângelo, após a cerimónia de entrega de prémios onde será conhecido o vencedor, que terá a oportunidade de gravar um CD. De referir que durante o evento haverá uma mostra de sabores da cozinha tradicional algarvia, que envolve diversos restaurantes da freguesia.

28.9.05

Portimão GYM 05

dia 28 de Setembro de 2005
20:30 horas
Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão
Organização: Federação de Ginástica de Portugal e Multidesportos Clube de Portimão
Colaboração: Câmara Municipal de Portimão.

O destaque vai para a participação da Equipa Nacional de Ginástica da Dinamarca, que irá proporcionar um espectáculo de ginástica rítmica moderna, saltos acrobáticos e coreografias variadas. Para além desta equipa, esta festa da ginástica irá contar igualmente com a presença da Classe de Ginástica Rítmica da Escola Secundária Poeta António Aleixo, das Classes de Representação do Multidesportos Clube de Portimão e da Classe Municipal de Ginástica Rítmica. Fundada em 1993, a equipa nacional de ginástica da Dinamarca é constituída por 28 atletas (14 rapazes e 14 raparigas entre os 20 e os 28 anos) e faz parte de uma organização sem fins lucrativos, apadrinhada pela Rainha Margarida II da Dinamarca, com o objectivo de promover internacionalmente a cultura e a tradição gímnica dinamarquesa. Para cumprir esta missão, esta equipa apresentou-se, nos últimos dez anos, em 45 países para cerca de 1,3 milhões de espectadores, tendo realizado um total de 800 apresentações e 600 workshops.
O espectáculo que Portimão vai receber na próxima semana insere-se na tournée mundial de 2005/2006 que vai levar esta equipa a 15 países de quatro continentes. A exibição, com a duração de uma hora e meia, consta de demonstrações de ginástica rítmica moderna, saltos acrobáticos e coreografias variadas, acompanhadas de músicas cuidadosamente seleccionadas de acordo com cada etapa, incluindo uma constante mudança de trajes e de movimentos.
Refira-se que, para além de participar no sarau de ginástica, os ginastas dinamarqueses irão realizar, no dia 27 de Setembro, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, workshops de aquecimento, funck/jazz/street dance, acrobacias, saltos e mini trampolim, destinados a professores e estudantes de educação física.

26.9.05

Tardes de Cinema - Quarteira

Quartas-feiras
16:00 h
Centro Jovem Quarteira

As “Tardes de Cinema” são gratuitas, tal como acontece com as outras secções que já existiam: sala de leitura e consulta de Internet. Refira-se ainda que a sala onde vai funcionar tem capacidade para 36 lugares sentados.
A iniciativa é da Junta de Freguesia de Quarteira e tem como objectivo proporcionar à população um entretenimento para os meses de Inverno.

23.9.05

Sugestões de Fim de Semana

LOULÉ
23 de Setembro de 2005
5ª edição da Construlândia – Feira de Materiais e Equipamentos de Construção
Pavilhão de Feiras e Exposições na Zona Industrial de Loulé
Org. NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve
18:30

Querença
De 23 de Setembro de 2005 a 24 de Setembro de 2005
Teatro.
Peça “Amanhã” - Pelo Grupo de Teatro O Bando
22:00 horas

Castelo de Loulé
24 de Setembro de 2005
Gruopo Rhakatta
11:00 horas

Cine Teatro Louletano
24 de Setembro de 2005
Mesa redonda "Cinema Made in Algarve"
17:00 horas

Monte Seco
24 de Setembro de 2005
Baile das Enfieiras com João do Carmo
21:00 horas

Convento da Graça
24 de Setembro de 2005
Cante Andarilho
21:00 horas

Igreja Matriz
25 de Setembro de 2005
Trombones do Algarve
10:00 horas

Convento de Santo António
25 de Setembro de 2005
Duo Flacord
16:00 horas

II Mostra - Festa do Desporto - Faro

23 a 25 de Setembro de 2005
Jardim Manuel Bivar (Junto à Doca de Faro)


O Departamento de Desporto da Associação Académica da Universidade do Algarve, juntamente com a Câmara Municipal de Faro, vai realizar nos próximos dias 23, 24 e 25 de Setembro a II Mostra - Festa do Desporto. O evento terá lugar no Jardim Manuel Bívar, junto à Doca de Faro, e pretende divulgar e promover a oferta desportiva existente no concelho, bem como sensibilizar e educar o público a adoptar estilos de vida interligados com uma prática regular de actividade física. A estrutura do evento irá contemplar 30 stands, aproximadamente, onde estarão representados os mais diversos agentes desportivos do concelho, nomeadamente clubes e associações desportivas, ginásios, medicina desportiva e os departamentos de desporto da Associação Académica da Universidade do Algarve e da Câmara Municipal de Faro.
Vão ser montados dois palcos, nos quais decorrerão aulas e demonstrações das mais diversas actividades da área do fitness, artes marciais, ginástica, bem como espectáculos musicais, culturais e desportivos. Estão previstas aulas de hip-hop, dança do ventre, body combat, yoga, aeróbica, localizada e demonstrações de bocia, remo indoor, BMX, capoeira, ginástica acrobática, boxe, danças de salão, jiu-jutsu, kempo, defesa pessoal e judo. Existirá também um skate / BMX Park, um campo de street basket, uma parede de escalada e um slide que permitirá aos visitantes atravessar a doca, desde o Hotel Eva até ao parque dos Bombeiros Voluntários de Faro.

22.9.05

Noites de Fado - Albufeira


23 de Setembro de 2005
Auditório Municipal de Albufeira
21:30 h

Carlos do Carmo encerra Noites de Fado de Albufeira
O último espectáculo conta também com os fadistas locais Amélia Pereira, Zé Praia e Anabela Costa.
Recorde-se que pelo palco passaram, ao longo de cinco noites, Nuno da Câmara Pereira, Vicente da Câmara, António Pinto Bastos e Teresa Tapadas, Mariza e Alexandra.

VI Concurso de Saltos Internacional de Portimão

De 22 de Setembro a 25 de Setembro de 2005
Centro Hípico de Belmonte
Entrada Livre

O Centro Hípico de Belmonte, com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Portimão e da Vila Vita Parc, organiza o VI Concurso de Saltos Internacional*** Portimão, uma competição hípica de nível internacional que traz, mais uma vez, a Portimão alguns dos melhores cavaleiros do mundo.

No último dia (25) será disputado “O Grande Prémio Cidade de Portimão”, a prova mais importante do concurso, com um prize-money de 26.000 €, e que irá contar para a classificação para o Campeonato do Mundo de 2006, na Alemanha.
Em competição nas 12 provas estarão grandes figuras do hipismo da actualidade, entre os quais, os principais cavaleiros dos 15 países participantes: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Espanha, França, Holanda, Itália, Malta, México, Noruega, Nova Zelândia, Portugal e Suiça. Destaque para a presença de alguns nomes já conhecidos do público, como é o caso do olímpico Alberto Harari (México), do chileno Tomas Colt, do francês Guy d’Oriola e do belga Michel Blaton. Portugal faz-se representar, entre outros, pelo portimonense Francisco Rocha, melhor português do ranking já apurado para o Campeonato do Mundo do próximo ano, por João Chuva e por Marina Frutuoso de Melo, campeã nacional em título.
O Grande Prémio Cidade de Portimão vai ser transmitido, em diferido, pela 2 ( RTP), Eurosport e pelo canal francês Equídea.

21.9.05

Conheça as aves - Ria Alvor


Conheça o fascinante mundo das Aves

No âmbito do “Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves 2005”, a Câmara Municipal de Portimão, organiza no dia 2 de Outubro, um passeio pedestre pela Ria de Alvor, para apreciar esta zona ecológica e natural bem como observar algumas aves que existem naquele habitat. As inscrições estão abertas até dia 28 de Setembro, no departamento de Ambiente da Câmara Municipal.

20.9.05

80 km de BTT na Serra do Caldeirão

O Bike Clube de São Brás lançou o desafio a todos aqueles que queiram pedalar 80 km na Serra do Caldeirão, num evento marcado para 1 de Outubro. Esta Maratona Extreme de BTT deverá contar com centenas de participantes, sendo que a inscrição terá um valor de 20 euros. Para mais informações, os interessados poderão consultar o sítio www.bc-sbras.com ou telefonar para o 962858418.

19.9.05

Festival de Gastronomia - Albufeira

De 19 de Setembro de 2005 a 25 de Setembro de 2005

Evento em que participam 11 restaurantes do concelho de Albufeira

Restaurante “A Lagosteira”

Restaurante “A Vila”

Restaurante “Casa da Avó”

Restaurante “Guia Atlântico”

Restaurante “Miraparque”

Restaurante “Moiras Encantadas”

Restaurante “O Laranjal”

Restaurante “O Marinheiro”

Restaurante “Paraíso do Algarve”

Restaurante Bar “Salgados Mar”

Restaurante “Três Palmeiras”.

16.9.05


Saudades!

Sugestões Fim de Semana

ALTE
17 de Setembro de 2005
Festa de Nossa Senhora da Assunção e Feira Anual de Alte.

ALBUFEIRA - Ferreiras
De 17 de Setembro de 2005 a 18 de Setembro de 2005
Junto à rent-a-car Auto-Jardim
III Concentração, Desfile e Exposição de Camiões
11:00 horas

LOULÉ - Parragil
17 de Setembro de 2005
8ª Festa da Adiafa
21:00 horas

Concerto pela Orquestra do Algarve - Loulé



16 de Setembro de 2005

Cine-Teatro Louletano
21:30 horas

1ª Parte / Part 1

C. Seixas (1704-1742)
Abertura em Ré Maior/ Overture in D Major

J. S. Bach (1685-1750)
Suite N.º 2 em Si menor para flauta e cordas, BWV 1067
Suite No. 2 in B minor for flute and strings, BWV 1067

2ªParte / Part 2

W. A. Mozart (1756-1791)
Sinfonia N.º 29 em Lá Maior, KV 201
Symphony No. 29 in A Major, KV 201

Maestro/ Conductor: Osvaldo Ferreira
Solista/Soloist (Flauta/Flute): Luis Miguel Garcia

13.9.05

Tony Carreira - Salir


14 de Setembro de 2005

Parque Desportivo de Salir
Das 9:30 às 0:00
Organização:Junta de Freguesia de Salir

12.9.05

Levanta-te e Ri - Lagoa


12 de Setembro de 2005

Auditório Municipal de Lagoa
23:30 horas

9.9.05

Look In Portimão

Dia 9 de Setembro de 2005
Sofia Aparício é um dos modelos que vai estar na passerelle, no desfile de moda do Look In Portimão,revelando as propostas dos estilistas nacionais Luís Buchinho, Maria Gambina, Nuno Baltazar e Rafael Freitas para a moda da próxima estação. O fashion show será apresentado pela modelo e apresentadora Elsa Raposo.
O cenário do fashion show, que encerra este Verão de 2005, trazendo de novo ao Sul do país a criatividade do Portugal Fashion, será a alameda da Praça da República de Portimão. Entre os modelos, das agências Best Models, Just e L`Agence, que vão apresentar as novas criações para o Outono Inverno 05/06, figuram, além de Sofia Aparício, os nomes de Flôr, Andreia Dinis, Luana, Sandra Filipe, Soraia, Rui Rebelo, António Dias, Gonçalo Athias, Gulherme, Maria Wood, Raquel Faria, Fey Fey, Inês Pereira, Ana Rita, Susana Ramos, João Pedro e Daniel Cardoso.
Entre as marcas presentes no desfile, que decorrerá a partir das 22:30 horas o destaque vai para a Concreto, pela projecção de que desfruta no plano naciona, enquanto que a cidade comercial de Portimão estará representada pelas lojas: Monte Carlo, Amitiê, Klasse, Stefanel, Mac Moda, Tintoreto, Benetton U, Américo Tavar, Impacto e Ruy Pronto a Vestir, Ding Dong, Donnaire, Modas Mina, Lanidor, Charanga, Tiocha, GD Boutique, Alfar Homem, Alfar-Infantil e Criança, Arrow, Pied Poule, Oculista Catarino, MultiÓpticas, Óptica Algarve e Prfct 4U que apresentarão as suas novas colecções.
O desfile conta com o patrocínio de RR Grupo, Nosolo Grupo, Casa Inglesa e Rolear.
Horário: 22h30 horas
Local: Praça da República

Festas do Pescador - Albufeira


Dia 10 e 11 de Setembro de 2005
A Praia do Pescadores em Albufeira acolhe, as Festas do Pescador, numa organização da Câmara Municipal local, com o apoio da Associação do Rancho Folclórico Infantil de Albufeira. O recinto abre, nos dois dias, pelas 18:00 horas, com jogos tradicionais. No sábado, a anteceder ao Festival de Folclore de Albufeira, que tem início às 22:00 horas, sobe ao palco Eulália Nunes (pelas 21:00 horas). A noite de domingo começa com a actuação de Carlos Coelho (21:00 horas), seguido, uma hora e meia depois, do artista Emanuel.
As Festas terminam com fogo de artifício (pelas 24:00 horas).

Festas Nossa Senhora das Dores - Monte Gordo


De 9 de Setembro a 11 de Setembro 2005
A Junta de Freguesia e a Comissão de Festas de Monte Gordo, conjuntamente com a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, organizam as tradicionais festas em Honra de Nossa Senhora das Dores, padroeira da antiga vila de pescadores.
O ponto alto das festas é a procissão religiosa que percorre o areal da Praia de Monte Gordo, no domingo, a partir das 18:00 horas. A romaria é acompanhada por milhares de fiéis e também pelos barcos de pesca que, com as suas buzinas e com o lançamento de foguetes, anunciam a passagem do cortejo religioso. As festividades englobam ainda o funcionamento de um mercado em frente à praia, junto ao Casino, e vários espectáculos de animação nocturna.
Para além de um Festival de Folclore, a realizar na sexta-feira, dia 9, a grande atracção deste ano é a cantora Ana Malhoa que encerra os festejos, no domingo .

3.ª Edição do Festival do Berbigão - Figueira

10 de Setembro a 11 de Setembro

O berbigão será o prato forte deste certame, confeccionado das mais diversas formas: Massa de Berbigão, Arroz de Berbigão, Papas de Berbigão, Rissóis de Berbigão e Berbigão ao Natural, são algumas das propostas que serão cozinhadas ao vivo no próprio local. Para os que menos apreciarem o berbigão, o frango assado ou salada de polvo poderá ser uma opção.
Organização: Sociedade Recreativa Figueirense
Apoio: Câmara Municipal de Portimão
Horário: Das 19h30 às 24h00
Local: Polidesportivo da Figueira

8.9.05

Motard & Car Tunning - Estádio Algarve

De 9 de Setembro de 2005 a 11 de Setembro de 2005
O Parque das Cidades vai ser palco, do 3º encontro Motard & Car Tuning, numa organização do Grupo Motard de Almacil. O evento, que terá lugar na área a sul do Estádio Algarve.
Programa:
Quinta-Feira
22:00H - Recepção do Motard & Car Tuning na Discoteca Kadoc “Festa temática”
Sexta-Feira
14:00H - Abertura do evento Motard & Car Tuning - Abertura e Recepção dos concorrentes Bike Show - Recepção de Motards / Tuning Cars - Abertura do Pavilhão Exposição
19:00H - Picas Livres (testes de aceleração, carros, motos, protótipos) - Smashing Cars by TT - Perícias
00:30H - Actuação Banda Fenix, - Show Strip Tease - DJ Rave Party
Sábado
10:00H - Abertura do evento Motard & Car Tuning - Abertura do Pavilhão Exposição - Continuação da recepção dos concorrentes Bike Show - Encerramento de inscrições às 14:00H
11:00H - Abertura das inscrições de Tuning para diversas modalidades (Top 25, International, Prestígio, Estéctica de Mala, Multimédia, Nocturno, SPL, Campeonato Nacional DB. Drag)
14:00H - Abertura inscrições Recta Aceleração por Categorias/Classes - Smashing Cars by TT - Moto and Car Sexy Washing - Balão de ar quente (Super Bock) - Passagem de modelos “Dainese”
16:00H – Início Campeonato Nacional DB Drag - Provas de Aceleração, Prova Multimédia, Estética de Mala, SPL
23:00H – Actuações das bandas Iris e R.C.A. - Show Strip Tease - DJ Rave Party - Apresentação Surpresa
00:00H- Show de Neons (prova nocturna)
Domingo
10:00H - Continuação campeonato DB. Drag - Abertura Pavilhão Exposição
11:30H - Treinos livres Campeonato Nacional Stunt Riding (Freestyle)
14:30H - Início do Campeonato Nacional Stunt Riding (Freestyle)
18:30H - Entrega de Prémios

7.9.05

Nelo Ferreira e Rute Marlene

LAGOA
8 de Setembro de 2005
Junto à Igreja Matriz
22:00 horas
Comemorações das Festas em Honra de Nª Seª da Luz

6.9.05

"D´ZRT" em Lagoa

7 de Setembro de 2005
Junto à Igreja Matriz
22:00 horas

Mais

5.9.05

IV Festival de Flamengo em Lagos


De 6 de Setembro de 2005 a 10 de Setembro de 2005
Pelo quarto ano consecutivo, Lagos vai acolher o Festival de Flamenco, uma iniciativa da Câmara Municipal.
A cidade poderá voltar a vibrar com o ritmo da dança flamenca, nos espectáculos que irão decorrer na Praça Gil Eanes e no Auditório do Centro Cultural de Lagos, nos dias 7, 9 e 10 deste mês. À semelhança do ano anterior, integrado neste Festival decorrerá um Workshop de Dança Flamenca, sob a responsabilidade da monitora Maribel “La Zambra” (professora titulada de baile flamenco pelo Conservatório Profissional de Dança de Sevilha).

2.9.05

Bom Fim de Semana

Festas do concelho de Faro

A Câmara Municipal de Faro preparou três espectáculos musicais, para dois grandes palcos (na Pontinha e na Doca), que vão marcar as Festas do Concelho de Faro, cujo Dia do Município se comemora a 7 de Setembro.

Domingo - 4
Mariza
Praça da Pontinha
22:00 horas

Terça-feira - 6
Concerto comemorativo dos 10 anos de carreira da banda algarvia Iris
Praça da Pontinha
22:30 horas

Quinta-feira - 8
Beto Gil
Palco da Doca
22:00 horas

Sugestões Fim de Semana

LAGOS
3 de Setembro de 2005
Praça Gil Eanes
XXII Festival de Bandas Civis/Lagos 2005
20:30 horas

PORTIMÃO
3 de Setembro de 2005
Alameda da Praça da República
Fashion Algarve
21:30 horas


ALBUFEIRA
3 de Setembro de 2005
IV Open Internacional Xadrez "Cidade de Albufeira"
passeio marítimo da marina de Albufeira
entre as 19:00 e a 01:00 horas


VILAMOURA
De 4 de Setembro de 2005 a 11 de Setembro de 2005
Campo de Saltos de Vilamoura
Concurso de Saltos Internacional de Vilamoura

IV FETAAL - Feira de Tradições e Artes do Algarve

Dias 2, 3 e 4 de Setembro de 2005
Bensafrim
Organização conjunta: Junta de Freguesia de Bensafrim e a Câmara Municipal de Lagos

Mais

1.9.05

Portugal X Luxemburgo - Sub 21



PORTIMÃO
2 de Setembro de 2005
Estádio do Portimonense
Apuramento para o Campeonato da Europa
21:30 horas